As preocupações acerca da leitura são comuns no ambiente escolar e é do consenso de todos os educadores e estudiosos que a prática da leitura é de fundamental importância na formação de um sujeito crítico e consciente. O presente trabalho, porém, busca analisar a leitura, seus conceitos, bem como estratégias em relação a sua prática no ambiente escolar a partir da abordagem teórica apresentada na disciplina Texto e Ensino na pós-garduação Scricto Senso – Mestrado profissional acerca das variações presentes nos gêneros discursivos que são utilizados fomentando o hábito de ler. Tal estudo abordará conceitos importantes no que se refere a língua, o sujeito e a comunicação propriamente dita, bem como os variados gêneros do discurso para desvendar os mistérios do texto, visto que há uma pluralidade de nuances nos estudos que envolvem a língua, o texto, e o discurso reconhecendo que a leitura é a ferramenta principal para o desenvolvimento desses elementos comunicativos. Para tanto, autores como Bakhtin (2006, 2010), Marcuschi (2008), Antunes (2003), entre outros formarão a base dessa nossa pesquisa, servindo de suporte no que se refere ao entendimento da abordagem teórico-metodológica-sociodiscursiva em relação a observância do papel da leitura na abordagem de texto e discurso.