PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO PIBID BIOLOGIA EM EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE ÁGUA VIRTUAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48545 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3649 "inscrito_id" => 6448 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO PIBID BIOLOGIA EM EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE ÁGUA VIRTUAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS" "resumo" => "Durante a XXIII mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o PIBID biologia apresentou uma exposição intitulada “Com "Ciência" para equacionar a vida de forma saudável e sustentável”. A exposição tem por finalidades apresentar experimentos e atividades interativas relacionadas ao bem-estar físico, social e ambiental, e evidenciar a importância de uma vida saudável e sustentável. Portanto o objetivo do presente trabalho é conhecer as percepções dos licenciandos bolsistas sobre a sua participação nessa ação, e a contribuição desta para a sua formação docente. A coleta de dados foi realizada por meio dos registros do relatório semestral. Dos oito relatos analisados, 62% (N=5) revelaram que a participação na exposição implicou em importantes contribuições para a formação docente. Empatia e entusiasmo foram demonstrados por 100% deles (N=8), enquanto que o sentimento de superação e trabalho cooperativo foi exibido por 50% (N=4) dos licenciandos bolsistas. Os visitantes não conheciam o impacto do uso de água virtual na produção de alimentos. Reconhecemos que práticas metodológicas interativas proporcionam uma contribuição significativa relevante para a formação inicial docente, assim como propiciam incentivo à e de mudança comportamental dos indivíduos e sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, ÁGUA VIRTUAL, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6448_16092018181329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaobatista.97g@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48545 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3649 "inscrito_id" => 6448 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DO PIBID BIOLOGIA EM EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE ÁGUA VIRTUAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS" "resumo" => "Durante a XXIII mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o PIBID biologia apresentou uma exposição intitulada “Com "Ciência" para equacionar a vida de forma saudável e sustentável”. A exposição tem por finalidades apresentar experimentos e atividades interativas relacionadas ao bem-estar físico, social e ambiental, e evidenciar a importância de uma vida saudável e sustentável. Portanto o objetivo do presente trabalho é conhecer as percepções dos licenciandos bolsistas sobre a sua participação nessa ação, e a contribuição desta para a sua formação docente. A coleta de dados foi realizada por meio dos registros do relatório semestral. Dos oito relatos analisados, 62% (N=5) revelaram que a participação na exposição implicou em importantes contribuições para a formação docente. Empatia e entusiasmo foram demonstrados por 100% deles (N=8), enquanto que o sentimento de superação e trabalho cooperativo foi exibido por 50% (N=4) dos licenciandos bolsistas. Os visitantes não conheciam o impacto do uso de água virtual na produção de alimentos. Reconhecemos que práticas metodológicas interativas proporcionam uma contribuição significativa relevante para a formação inicial docente, assim como propiciam incentivo à e de mudança comportamental dos indivíduos e sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, ÁGUA VIRTUAL, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6448_16092018181329.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaobatista.97g@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }