Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA PLANA PARA ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: GEOGEBRA, SOFTWARE, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46443
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1982
    "inscrito_id" => 5078
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA PLANA PARA ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Pretende-se neste trabalho abordar as opiniões dos alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática sobre as contribuições do GeoGebra para a melhoria em Geometria Plana. A metodologia de pesquisa realizada é de cunho qualitativa e bibliográfica. A pesquisa bibliográfica abrangeu artigos, livros e de Trabalhos de Conclusão de Curso(TCC) relacionados ao tema, que contribuiu para um maior entendimento do assunto, enquanto a pesquisa de campo aconteceu primeiramente a aplicação de uma sequência didática sobre como o GeoGebra pode ser aplicado nas aulas de Geometria Plana, onde cada aluno teve disponível um computador para testar o que era exposto durante a aula, posteriormente foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de se conhecer quais as opiniões que tinham sobre este software nas aulas de matemática. Os resultados obtidos demonstraram que existe interesse por parte dos alunos em aulas ministradas com recursos que vão além de uma aula tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOGEBRA, SOFTWARE, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5078_09092018152446.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL LIMA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucas54ga@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46443
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1982
    "inscrito_id" => 5078
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA PLANA PARA ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Pretende-se neste trabalho abordar as opiniões dos alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática sobre as contribuições do GeoGebra para a melhoria em Geometria Plana. A metodologia de pesquisa realizada é de cunho qualitativa e bibliográfica. A pesquisa bibliográfica abrangeu artigos, livros e de Trabalhos de Conclusão de Curso(TCC) relacionados ao tema, que contribuiu para um maior entendimento do assunto, enquanto a pesquisa de campo aconteceu primeiramente a aplicação de uma sequência didática sobre como o GeoGebra pode ser aplicado nas aulas de Geometria Plana, onde cada aluno teve disponível um computador para testar o que era exposto durante a aula, posteriormente foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de se conhecer quais as opiniões que tinham sobre este software nas aulas de matemática. Os resultados obtidos demonstraram que existe interesse por parte dos alunos em aulas ministradas com recursos que vão além de uma aula tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOGEBRA, SOFTWARE, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5078_09092018152446.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL LIMA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucas54ga@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Pretende-se neste trabalho abordar as opiniões dos alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Matemática sobre as contribuições do GeoGebra para a melhoria em Geometria Plana. A metodologia de pesquisa realizada é de cunho qualitativa e bibliográfica. A pesquisa bibliográfica abrangeu artigos, livros e de Trabalhos de Conclusão de Curso(TCC) relacionados ao tema, que contribuiu para um maior entendimento do assunto, enquanto a pesquisa de campo aconteceu primeiramente a aplicação de uma sequência didática sobre como o GeoGebra pode ser aplicado nas aulas de Geometria Plana, onde cada aluno teve disponível um computador para testar o que era exposto durante a aula, posteriormente foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de se conhecer quais as opiniões que tinham sobre este software nas aulas de matemática. Os resultados obtidos demonstraram que existe interesse por parte dos alunos em aulas ministradas com recursos que vão além de uma aula tradicional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.