Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ERVAS MEDICINAIS: O RESGATE DO CONHECIMENTO ÉTNICO E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Palavra-chaves: COMUNIDADES QUILOMBOLAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, ERVAS MEDICINAIS Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo aborda a temática das comunidades quilombolas no Brasil, com ênfase nas comunidades situadas no entorno do município de Garanhuns-PE, buscando trabalhar com os jovens e adultos dessas comunidades, com a finalidade de conhecer seus costumes e cultura local, baseados nos ensinamentos informais, trabalhando uma devolutiva com base no ensino formal em busca de melhorar as práticas do cotidiano, já que são de grande importância para a comunidade, pois a utilização de plantas medicinais se faz presente na rotina dos quilombolas e da população local costumes estes que vem desde os antepassados e continuam sendo ensinados às novas gerações. O principal objetivo do trabalho desenvolvido foi o ensino das ciências, onde houve a troca de conhecimentos científicos e culturais, que foi de suma importância para a aprendizagem, conhecer o emprego medicinal das plantas medicinais, além de transmitir para comunidade a importância da fitoterapia na cultura quilombola, que vai muito além de questões terapêuticas, pois englobam um conjunto de valores e crenças seguidas pelos moradores das comunidades. Para estas atividades, foram realizadas duas oficinas, onde na parte teórica trabalhou as formas corretas de classificação das plantas e de acordo com elas o preparo para que se aproveite ao máximo de seus teores medicinais, propiciamos também um momento de produção de sabonete artesanal a base de Aroeira. As oficinas abrangem parte da população da comunidade, visando trabalhar com diversas faixas-etárias. Através das atividades realizadas, foi observada a real importância e do seu valor cultural obtida pelas novas gerações.

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