Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO CTS

Palavra-chaves: PROJETO CIENTÍFICO, MOVIMENTO CTS, BIOQUÍMICA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48755
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2943
    "inscrito_id" => 10405
    "titulo" => "PROJETO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO CTS"
    "resumo" => "O Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade  se originou por volta de 1970 e deriva de um conjunto de reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade buscando enfocar as interações entre eles. O enfoque CTS tem sido base para construção de currículos em diversos países, priorizando a “alfabetização” em ciência e tecnologia interligada ao contexto social. Falar de Educação em Tecnologia implica relacionar, no contexto educacional, ciência, tecnologia e as profundas implicações sociais de ambos, com as possibilidades de um trabalho escolar integral e significativo para os alunos. A Biologia corresponde a uma rica área da ciência abrangendo uma diversidade de subáreas sendo uma delas a Bioquímica. Esse campo da Biologia contempla conteúdos interdisciplinares que retratam uma aprendizagem dificultosa por parte dos estudantes do ensino médio, pois agrega assuntos científicos que necessitam de abstração para o seu entendimento. A execução de um projeto científico pode configurar-se uma ferramenta eficaz para otimizar o processo de ensino/aprendizagem de Bioquímica. Nesse sentido o presente projeto objetivará a realização de um projeto científico na escola que busque tratar temas que envolvam a Bioquímica de uma maneira mais próxima aos estudantes, utilizando-se da metodologia científica bem como de experimentos como estratégias para abordar o movimento CTS de maneira mais significativa sendo uma importante ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados a essa importante área da Biologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROJETO CIENTÍFICO, MOVIMENTO CTS, BIOQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10405_10092018202642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA VASCONCELOS DE PAULA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.vpsouza@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48755
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2943
    "inscrito_id" => 10405
    "titulo" => "PROJETO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO CTS"
    "resumo" => "O Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade  se originou por volta de 1970 e deriva de um conjunto de reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade buscando enfocar as interações entre eles. O enfoque CTS tem sido base para construção de currículos em diversos países, priorizando a “alfabetização” em ciência e tecnologia interligada ao contexto social. Falar de Educação em Tecnologia implica relacionar, no contexto educacional, ciência, tecnologia e as profundas implicações sociais de ambos, com as possibilidades de um trabalho escolar integral e significativo para os alunos. A Biologia corresponde a uma rica área da ciência abrangendo uma diversidade de subáreas sendo uma delas a Bioquímica. Esse campo da Biologia contempla conteúdos interdisciplinares que retratam uma aprendizagem dificultosa por parte dos estudantes do ensino médio, pois agrega assuntos científicos que necessitam de abstração para o seu entendimento. A execução de um projeto científico pode configurar-se uma ferramenta eficaz para otimizar o processo de ensino/aprendizagem de Bioquímica. Nesse sentido o presente projeto objetivará a realização de um projeto científico na escola que busque tratar temas que envolvam a Bioquímica de uma maneira mais próxima aos estudantes, utilizando-se da metodologia científica bem como de experimentos como estratégias para abordar o movimento CTS de maneira mais significativa sendo uma importante ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados a essa importante área da Biologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROJETO CIENTÍFICO, MOVIMENTO CTS, BIOQUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10405_10092018202642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA VASCONCELOS DE PAULA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.vpsouza@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade se originou por volta de 1970 e deriva de um conjunto de reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade buscando enfocar as interações entre eles. O enfoque CTS tem sido base para construção de currículos em diversos países, priorizando a “alfabetização” em ciência e tecnologia interligada ao contexto social. Falar de Educação em Tecnologia implica relacionar, no contexto educacional, ciência, tecnologia e as profundas implicações sociais de ambos, com as possibilidades de um trabalho escolar integral e significativo para os alunos. A Biologia corresponde a uma rica área da ciência abrangendo uma diversidade de subáreas sendo uma delas a Bioquímica. Esse campo da Biologia contempla conteúdos interdisciplinares que retratam uma aprendizagem dificultosa por parte dos estudantes do ensino médio, pois agrega assuntos científicos que necessitam de abstração para o seu entendimento. A execução de um projeto científico pode configurar-se uma ferramenta eficaz para otimizar o processo de ensino/aprendizagem de Bioquímica. Nesse sentido o presente projeto objetivará a realização de um projeto científico na escola que busque tratar temas que envolvam a Bioquímica de uma maneira mais próxima aos estudantes, utilizando-se da metodologia científica bem como de experimentos como estratégias para abordar o movimento CTS de maneira mais significativa sendo uma importante ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados a essa importante área da Biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.