A perspectiva de um curso de Medicina desenvolvido no contexto de metodologias ativas, conforme já validado em várias experiências nacionais e internacionais, reforça a escolha pelo modelo multicampi assumido quando da criação da Escola Multicampi de Ciências Médicas - EMCM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instalada em Caicó/RN. Isso representa uma importante potencialidade, na medida em que facilitará o desenvolvimento de atividades de formação médica nas três cidades em que o curso está inserido (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz). Sendo assim, as metodologias formativas utilizadas na EMCM são centradas no discente e o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina dá ênfase à inserção dos alunos na comunidade e no sistema de saúde, além de enfatizar também o ensino de habilidades clínicas e o desenvolvimento de competências importantes à formação médica, considerando também o emprego de tecnologias de informação e de comunicação. A ausência de experiências profissionais com as metodologias ativas, acentuada pela própria formação da grande maioria dos profissionias da Instituição ter sido voltada por métodos do ensino tradicional, resvala na formação médica do contexto educacional em que atuam. Segundo Souza e Dourado (2015), a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como uma de suas características principais a inovação metodológica no processo de aprendizagem, já que se distingue e contrapõe-se a modelos didáticos de ensino baseados em perspectivas chamadas de tradicionais, nas quais a figura do professor é central. A reflexão sobre esse aspecto tão importante, da permanente formação docente, justifica a realização desse trabalho.