Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS COLOCADOS PELO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: MEDICINA, FORMAÇÃO DOCENTE, MTODOLOGIAS ATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45810
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4700
    "inscrito_id" => 7615
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS COLOCADOS PELO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A perspectiva de um curso de Medicina desenvolvido no contexto de metodologias ativas, conforme\u{A0}\u{A0}validado\u{A0}em várias experiências nacionais e internacionais, reforça\u{A0}a escolha pelo modelo multicampi assumido quando da criação da Escola Multicampi de Ciências Médicas - EMCM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instalada em Caicó/RN. Isso representa uma importante potencialidade,\u{A0}na medida em que facilitará o desenvolvimento de atividades\u{A0}de formação médica\u{A0}nas três cidades em que\u{A0}o curso está\u{A0}inserido\u{A0}(Caicó,\u{A0}Currais Novos e\u{A0}Santa Cruz).\u{A0}Sendo assim,\u{A0}as metodologias\u{A0}formativas\u{A0}utilizadas na EMCM são centradas no discente e o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina dá ênfase à inserção dos alunos na comunidade e no sistema de saúde, além de enfatizar também o ensino de habilidades clínicas e o desenvolvimento de competências importantes à formação médica, considerando também o emprego de tecnologias de informação e de comunicação. A\u{A0}ausência\u{A0}de experiências profissionais\u{A0}com as metodologias ativas,\u{A0}acentuada\u{A0}pela própria formação da grande maioria dos profissionias\u{A0}da Instituição ter sido voltada por métodos do ensino tradicional, resvala na formação médica do contexto educacional em que atuam.\u{A0}Segundo\u{A0}Souza e Dourado (2015),\u{A0}a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como uma de suas características principais a inovação metodológica no processo de aprendizagem, já que se distingue e contrapõe-se a modelos didáticos de ensino baseados em perspectivas chamadas de tradicionais, nas quais a figura do professor é central.\u{A0}A reflexão sobre esse aspecto tão importante, da permanente formação docente, justifica a realização desse trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "MEDICINA, FORMAÇÃO DOCENTE, MTODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7615_17092018235157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO DESTERRO DAS NEVES SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "desterrosouza@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45810
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4700
    "inscrito_id" => 7615
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS COLOCADOS PELO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONTEXTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A perspectiva de um curso de Medicina desenvolvido no contexto de metodologias ativas, conforme\u{A0}\u{A0}validado\u{A0}em várias experiências nacionais e internacionais, reforça\u{A0}a escolha pelo modelo multicampi assumido quando da criação da Escola Multicampi de Ciências Médicas - EMCM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instalada em Caicó/RN. Isso representa uma importante potencialidade,\u{A0}na medida em que facilitará o desenvolvimento de atividades\u{A0}de formação médica\u{A0}nas três cidades em que\u{A0}o curso está\u{A0}inserido\u{A0}(Caicó,\u{A0}Currais Novos e\u{A0}Santa Cruz).\u{A0}Sendo assim,\u{A0}as metodologias\u{A0}formativas\u{A0}utilizadas na EMCM são centradas no discente e o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina dá ênfase à inserção dos alunos na comunidade e no sistema de saúde, além de enfatizar também o ensino de habilidades clínicas e o desenvolvimento de competências importantes à formação médica, considerando também o emprego de tecnologias de informação e de comunicação. A\u{A0}ausência\u{A0}de experiências profissionais\u{A0}com as metodologias ativas,\u{A0}acentuada\u{A0}pela própria formação da grande maioria dos profissionias\u{A0}da Instituição ter sido voltada por métodos do ensino tradicional, resvala na formação médica do contexto educacional em que atuam.\u{A0}Segundo\u{A0}Souza e Dourado (2015),\u{A0}a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como uma de suas características principais a inovação metodológica no processo de aprendizagem, já que se distingue e contrapõe-se a modelos didáticos de ensino baseados em perspectivas chamadas de tradicionais, nas quais a figura do professor é central.\u{A0}A reflexão sobre esse aspecto tão importante, da permanente formação docente, justifica a realização desse trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "MEDICINA, FORMAÇÃO DOCENTE, MTODOLOGIAS ATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7615_17092018235157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO DESTERRO DAS NEVES SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "desterrosouza@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A perspectiva de um curso de Medicina desenvolvido no contexto de metodologias ativas, conforme já validado em várias experiências nacionais e internacionais, reforça a escolha pelo modelo multicampi assumido quando da criação da Escola Multicampi de Ciências Médicas - EMCM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instalada em Caicó/RN. Isso representa uma importante potencialidade, na medida em que facilitará o desenvolvimento de atividades de formação médica nas três cidades em que o curso está inserido (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz). Sendo assim, as metodologias formativas utilizadas na EMCM são centradas no discente e o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina dá ênfase à inserção dos alunos na comunidade e no sistema de saúde, além de enfatizar também o ensino de habilidades clínicas e o desenvolvimento de competências importantes à formação médica, considerando também o emprego de tecnologias de informação e de comunicação. A ausência de experiências profissionais com as metodologias ativas, acentuada pela própria formação da grande maioria dos profissionias da Instituição ter sido voltada por métodos do ensino tradicional, resvala na formação médica do contexto educacional em que atuam. Segundo Souza e Dourado (2015), a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como uma de suas características principais a inovação metodológica no processo de aprendizagem, já que se distingue e contrapõe-se a modelos didáticos de ensino baseados em perspectivas chamadas de tradicionais, nas quais a figura do professor é central. A reflexão sobre esse aspecto tão importante, da permanente formação docente, justifica a realização desse trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.