Educação Física é uma pratica pedagógica que no ambiente escolar trabalha formas de atividades expressivas corporais, tais como: jogo, esporte, danças, ginásticas e lutas, formas estas que se configuram em área do conhecimento denominada cultura corporal. Os seus conteúdos são conhecimentos à apreensão do desenvolvimento sócio-histórico das suas próprias atividades corporais. Partindo dessa realidade, essa pesquisa trás como objetivo identificar como se encontra de fato a realidade da Educação Física Escolar, em uma Escola da Rede Pública de Ensino do Município de Vitória de Santo Antão. Além disso, por meio de intervenções fundamentadas em uma perspectiva crítica, analisar os avanços possíveis de serem alcançados, dentro da realidade escolar. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma pesquisa-ação, que pode ser definida como “uma pesquisa que apresenta uma ação ou a resolução de um problema, no qual os pesquisadores e participantes da situação estão envolvidos de forma cooperativa ou participativa”.Com base no que foi supracitado é possível tomar como uma conclusão provisória que é necessária e possível trabalhar a educação física de uma forma diferente. E essa mudança é fundamental, pois essa ressignificação das aulas de educação física contribui para que os alunos desenvolvam novos pensamentos, conhecimentos e um novo modo de se trabalhar a educação física no âmbito escolar. A partir da concepção crítica e propositiva adotada, foi propiciado aos escolares maior acesso aos conteúdos. Onde os discentes estão conseguindo se assumir como ser social e histórico, ser pensante, comunicante, transformador e criador.