A temática da formação continuada de professores vem se constituindo em discussão, principalmente num movimento, fruto de demanda social que prevê a luta pela qualidade da educação. Por isso, seja no campo das políticas públicas, seja no âmbito da prática pedagógica, as propostas de formação inicial e continuada estruturam-se a partir de concepções e práticas que evidenciam desafios para as instituições formadoras. Tomando para análise as práticas de formação docente e sua relação com a docência como foco deste trabalho, nosso objeto teórico constitui-se na formação continuada de professores para o Ensino Médio, enquanto que nosso objeto empírico, o Programa Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). O mesmo, apresenta-se como política importante para nossa investigação acerca dos sentidos atribuídos à formação continuada por parte dos professores. A partir de uma pesquisa qualitativa, realizamos um estudo bibliográfico e documental. Assim concluímos que o programa se mostrou ser um momento importante para a formação continuada dos(as) orientadores(as) e contribuiu com o repensar da prática docente no Ensino Médio. Sua organização e desenvolvimento obteve uma avaliação e aceitação positiva dos professores orientadores(as).