As temáticas relativas a Atendimento Educacional Especializado (AEE) se caracterizam como atuais e de grande demanda no contexto acadêmico e social, tendo em vista as legislações que surgiram ou se atualizaram na última década ou ainda, o olhar focado para a inclusão crescente. Nesse sentido, este trabalho analisa o perfil do público ingressante no curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para Estudante com Transtorno do Espectro Autista ofertado por uma Instituição Federal de Ensino Superior, através da Educação a Distância e atendendo cerca de trezentos participantes espalhados por todas as regiões do país. Esta demanda se configura em público prioritariamente de professores da Rede Pública de Ensino que já atuam na área em busca de qualificação, mesmo assim se configuram como amplamente heterogêneos, tendo em vista as diferentes realidades que estão inseridos, além de questões culturais, sociais e específicas das regiões, considerando um país de proporções continentais como o Brasil. Nesse sentido, torna-se relevante descobrimos a familiaridade desses profissionais em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação necessárias para realização de um curso ofertado a distância e que estes tiveram que utilizar de forma regular.