Este artigo foi elaborado a partir da concepção de que o objeto da Educação Comparada cuida em estudar os sistemas educacionais, aferindo diferenças e semelhanças entre eles. Utilizando para tanto, o método comparativo para estudar problemas educacionais no contexto sócio histórico e econômico de cada país. Tornando possível um entrelaçar de novas realidades e possibilidades, em prol de um ensino inovador a partir das experiências bem-sucedidas, as quais podem ser implantadas em outros espaços e ambientes educacionais. Assim, por meio da primeira etapa do método comparativo, a descrição, este artigo foi abordado com o objetivo de descrever sobre o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), a partir da construção de uma abordagem normativa à turma do doutorado da Universidade Evangélica do Paraguai 2018/2. O que foi possível com a utilização da análise documental e pesquisa bibliográfica. Em linhas gerais, conclui-se que a comparação em educação gera uma dinâmica de raciocínio que identifica semelhanças e diferenças entre dois ou mais fatos, fenômenos ou processos educativos. Onde sua interpretação leva em consideração a relação destes com o contexto social, político, econômico, cultural, a que pertencem. Logo, conhecer sobre o SINAES implica possibilitar aos pesquisadores em formação um despertar para um estudo comparativo quanto a avaliação do ensino superior no Brasil com fortes possibilidades de propositura de melhorias na educação superior dos países envolvidos.