Este trabalho apresenta uma abordagem alternativa de ensino sobre radioatividade e a sua desmistificação que irá ser aplicada com alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Carpina- Pernambuco. De forma interdisciplinar, trata de conteúdos de física relacionados à radioatividade como seu histórico, aplicações e emissões radioativas, destacando as partículas alfa e nêutron. Discute os fatores positivos e negativos da radioatividade com o cotidiano do aluno, assim como os impactos ao homem e à natureza. Como recurso didático irá ser utilizado a ferramenta PowerPoint, apresentando minuciosamente os detalhes na aula, juntamente com fantomas computacionais do programa People Size que utiliza imagens em 3D para acompanhar as simulações e explicações das interações da partícula alfa e do nêutron com o corpo humano. Para um melhor processo de ensino-aprendizagem e análise dos resultados, irá ser aplicado questionários de sondagem, investigativo e diagnóstico para obtenção das concepções prévias dos alunados como forma de levantamento dos dados iniciais da pesquisa seguindo as concepções da aprendizagem significativa. Com base nos seus resultados espera-se mudanças significativas dos argumentos dos alunos colocando relações mais claras e diretas de um conteúdo com o outro, caracterizando desse modo resultados positivos da metodologia, sendo ao mesmo tempo ser analisada pelos discentes como uma proposta diferenciada de ensino, colocando-a como uma alternativa a ser utilizada por outros professores durante suas aulas.
Palavras-chave: Educação, física , radioatividade, software.