Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES PELO MODELO DE FELDER-SILVERMAN

Palavra-chaves: PROGRAMAÇÃO/CODIFICAÇÃO, ESTILOS DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM, LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47766
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1123
    "inscrito_id" => 4559
    "titulo" => "LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES PELO MODELO DE FELDER-SILVERMAN"
    "resumo" => "Os estilos de aprendizagem são os modos de como aprender a partir da interação com o ambiente, assim tendo um papel significativo na escolha da metodologia utilizada pelos docentes em sala de aula, portanto não iria ser diferente no curso de Licenciatura em Computação. Logo, sabendo que cada discente tem sua preferência/dimensão na forma de receber e processar a informação para a construção do conhecimento na área de programação/codificação, o objetivo desta pesquisa foi identificar os estilos de aprendizagens dos discentes e docentes do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco - UPE, campus Garanhuns – PE, e propor melhorias para as disciplinas relacionadas. Para a identificação dos estilos de aprendizagem foi utilizado o Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder-Silverman (ILS), através de aplicação do questionário proposto por Felder e Soloman. Igualmente, buscamos identificar os estilos de ensino dos professores de programação, a fim de apresentar uma correlação dos estilos na dicotomia Docente x Discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PROGRAMAÇÃO/CODIFICAÇÃO, ESTILOS DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM, LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4559_01092018081912.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO SALES TENÓRIO"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO SALES"
    "autor_email" => "eduardosallis30@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47766
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1123
    "inscrito_id" => 4559
    "titulo" => "LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES PELO MODELO DE FELDER-SILVERMAN"
    "resumo" => "Os estilos de aprendizagem são os modos de como aprender a partir da interação com o ambiente, assim tendo um papel significativo na escolha da metodologia utilizada pelos docentes em sala de aula, portanto não iria ser diferente no curso de Licenciatura em Computação. Logo, sabendo que cada discente tem sua preferência/dimensão na forma de receber e processar a informação para a construção do conhecimento na área de programação/codificação, o objetivo desta pesquisa foi identificar os estilos de aprendizagens dos discentes e docentes do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco - UPE, campus Garanhuns – PE, e propor melhorias para as disciplinas relacionadas. Para a identificação dos estilos de aprendizagem foi utilizado o Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder-Silverman (ILS), através de aplicação do questionário proposto por Felder e Soloman. Igualmente, buscamos identificar os estilos de ensino dos professores de programação, a fim de apresentar uma correlação dos estilos na dicotomia Docente x Discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "PROGRAMAÇÃO/CODIFICAÇÃO, ESTILOS DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM, LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID4559_01092018081912.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO SALES TENÓRIO"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO SALES"
    "autor_email" => "eduardosallis30@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os estilos de aprendizagem são os modos de como aprender a partir da interação com o ambiente, assim tendo um papel significativo na escolha da metodologia utilizada pelos docentes em sala de aula, portanto não iria ser diferente no curso de Licenciatura em Computação. Logo, sabendo que cada discente tem sua preferência/dimensão na forma de receber e processar a informação para a construção do conhecimento na área de programação/codificação, o objetivo desta pesquisa foi identificar os estilos de aprendizagens dos discentes e docentes do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Pernambuco - UPE, campus Garanhuns – PE, e propor melhorias para as disciplinas relacionadas. Para a identificação dos estilos de aprendizagem foi utilizado o Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder-Silverman (ILS), através de aplicação do questionário proposto por Felder e Soloman. Igualmente, buscamos identificar os estilos de ensino dos professores de programação, a fim de apresentar uma correlação dos estilos na dicotomia Docente x Discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.