SIM EU POSSO: O FAZER-SE SOCIAL DO MST EM CAMPANHA DE
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO ALTO
SERTÃO DE ALAGOAS EM 2017.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49029 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 426 "inscrito_id" => 6641 "titulo" => """ SIM EU POSSO: O FAZER-SE SOCIAL DO MST EM CAMPANHA DE\r\n ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO ALTO\r\n SERTÃO DE ALAGOAS EM 2017. """ "resumo" => """ Este trabalho tem como intuito analisar a experiência da campanha nacional de alfabetização, fomentada\r\n pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na microrregião do Alto Sertão de\r\n Alagoas em 2017, nos municípios de Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado e Piranhas. Os\r\n resultados aqui elucidados compreendem os seguintes pressupostos metodológicos: a) revisão\r\n bibliográfica, b), aplicação e análise de questionários, c) desenvolvimento e análise das ações\r\n desenvolvidas no âmbito da campanha nacional de alfabetização que se objetivou por amenizar os\r\n índices de analfabetismo da classe popular dos municípios contemplados. Analisamos o modus operandi\r\n da metodologia cubana utilizada para erradicar o analfabetismo, método este baseado a partir da\r\n educação popular, em contraponto as práticas pedagógicas da escolar regular. O fazer-se dessa\r\n experiência contribuiu para a alfabetização de trabalhadores rurais e urbanos destes municípios citados,\r\n permitindo-lhes o conhecimento da decodificação dos símbolos da escrita e leitura, para homens e\r\n mulheres comuns, que não tiveram a oportunidade do direito a educação na idade própria. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID6641_02082018121638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "allinneholiveira@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49029 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 426 "inscrito_id" => 6641 "titulo" => """ SIM EU POSSO: O FAZER-SE SOCIAL DO MST EM CAMPANHA DE\r\n ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO ALTO\r\n SERTÃO DE ALAGOAS EM 2017. """ "resumo" => """ Este trabalho tem como intuito analisar a experiência da campanha nacional de alfabetização, fomentada\r\n pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na microrregião do Alto Sertão de\r\n Alagoas em 2017, nos municípios de Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado e Piranhas. Os\r\n resultados aqui elucidados compreendem os seguintes pressupostos metodológicos: a) revisão\r\n bibliográfica, b), aplicação e análise de questionários, c) desenvolvimento e análise das ações\r\n desenvolvidas no âmbito da campanha nacional de alfabetização que se objetivou por amenizar os\r\n índices de analfabetismo da classe popular dos municípios contemplados. Analisamos o modus operandi\r\n da metodologia cubana utilizada para erradicar o analfabetismo, método este baseado a partir da\r\n educação popular, em contraponto as práticas pedagógicas da escolar regular. O fazer-se dessa\r\n experiência contribuiu para a alfabetização de trabalhadores rurais e urbanos destes municípios citados,\r\n permitindo-lhes o conhecimento da decodificação dos símbolos da escrita e leitura, para homens e\r\n mulheres comuns, que não tiveram a oportunidade do direito a educação na idade própria. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID6641_02082018121638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE OLIVEIRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "allinneholiveira@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }