Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIM EU POSSO: O FAZER-SE SOCIAL DO MST EM CAMPANHA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO ALTO SERTÃO DE ALAGOAS EM 2017.

Palavra-chaves: ANALFABETISMO, EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
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      pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na microrregião do Alto Sertão de\r\n
      Alagoas em 2017, nos municípios de Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado e Piranhas. Os\r\n
      resultados aqui elucidados compreendem os seguintes pressupostos metodológicos: a) revisão\r\n
      bibliográfica, b), aplicação e análise de questionários, c) desenvolvimento e análise das ações\r\n
      desenvolvidas no âmbito da campanha nacional de alfabetização que se objetivou por amenizar os\r\n
      índices de analfabetismo da classe popular dos municípios contemplados. Analisamos o modus operandi\r\n
      da metodologia cubana utilizada para erradicar o analfabetismo, método este baseado a partir da\r\n
      educação popular, em contraponto as práticas pedagógicas da escolar regular. O fazer-se dessa\r\n
      experiência contribuiu para a alfabetização de trabalhadores rurais e urbanos destes municípios citados,\r\n
      permitindo-lhes o conhecimento da decodificação dos símbolos da escrita e leitura, para homens e\r\n
      mulheres comuns, que não tiveram a oportunidade do direito a educação na idade própria.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como intuito analisar a experiência da campanha nacional de alfabetização, fomentada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na microrregião do Alto Sertão de Alagoas em 2017, nos municípios de Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado e Piranhas. Os resultados aqui elucidados compreendem os seguintes pressupostos metodológicos: a) revisão bibliográfica, b), aplicação e análise de questionários, c) desenvolvimento e análise das ações desenvolvidas no âmbito da campanha nacional de alfabetização que se objetivou por amenizar os índices de analfabetismo da classe popular dos municípios contemplados. Analisamos o modus operandi da metodologia cubana utilizada para erradicar o analfabetismo, método este baseado a partir da educação popular, em contraponto as práticas pedagógicas da escolar regular. O fazer-se dessa experiência contribuiu para a alfabetização de trabalhadores rurais e urbanos destes municípios citados, permitindo-lhes o conhecimento da decodificação dos símbolos da escrita e leitura, para homens e mulheres comuns, que não tiveram a oportunidade do direito a educação na idade própria.

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