Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO TEXTUAL SEMINÁRIO COMO MOTIVADOR DE PRÁTICAS DE ORALIDADE

Palavra-chaves: SEMINÁRIO, ORALIDADE, ENSINO, GÊNERO TEXTUAL. Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Neste artigo, nos propusemos a apresentar o gênero textual oral seminário, como uma técnica de ensino, que apesar de tradicional, ainda faz parte da prática de muitos professores, atualmente. O seminário é um gênero textual que culmina com uma exposição oral. As características gerais do seminário, entendido aqui como exposição oral, é que ele é um discurso que se realiza numa situação específica a que poderíamos dizer que tem dois polos: de um lado o orador ou grupo de oradores e do outro lado uma plateia de ouvintes, que comporta as seguintes dimensões: a situação de comunicação, a organização interna da exposição e as características linguísticas. Esse gênero textual é um lugar de práticas da oralidade. De forma mais abrangente, o seminário é multimodal por ser uma técnica de ensino e aprendizagens marcada pelo uso constante de variados gêneros e formas de linguagens. É aquele que se realiza por mais de um código semiótico para se prestar ao serviço da comunicação discursiva. Por fim, o seminário é apresentado como um gênero textual hibrido, pois, apesar de ser um gênero que se manifesta por meios orais, onde se nota sempre um ou mais falantes expositores e uma plateia ouvinte, na sua estruturação há a recorrência de inúmeros gêneros tais como o resumo, a estrutura de tópicos, a exposição oral, o debate, a imagem como gêneros não verbal, o roteiro, etc. Acreditamos que esse gênero textual é relevante no sentido de que promove o desenvolvimento de capacidade orais e argumentativas do educando.

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