O ato de ler é, indubitavelmente, essencial ao processo de ensino-aprendizagem. É evidente o pouco hábito de leitura nos dias atuais e é sobre este contexto que o trabalho em curso pretende se debruçar, dada a urgência em oferecer um estudo da nossa língua de maneira mais significativa e consistente. Em síntese, pretende-se analisar a metodologia através de Sarau Poético utilizada para o estudo da literatura nas turmas de terceiro ano do ensino médio, uma vez que, os clássicos são vistos por este público como uma leitura enfadonha e sem atrativo. É necessário que estratégias inovadoras e motivantes possam enveredar as aulas de leitura para que esta alcance seu objetivo principal, garantir a formação de leitores críticos e assíduos, não só dos clássicos mas de leituras eficientes que contribuam com a formação intelectual do indivíduo. Para tanto, foi organizado um Sarau Literário que vislumbrou o estudo dos principais autores e poetas do pré-modernismo à literatura contemporânea, valorizando suas grandes obras, principais poesias, autores e poetas de cada época, e ainda, promovendo aulas de teatro e oralidade para a apresentação dos trabalhos.