A práxis pedagógica voltada para a inclusão educacinal traz aos alunos com deficiência ou outras condições específicas, a possibilidade de desenvolverem-se de maneira mais eficiente na sociedade contemporânea, para tanto foram criadas políticas públicas que, na prática, vibializariam tal perspectiva sendo então a escola o principal viés de efetivação dessa proposta. De abordagem qualitativa, o presente trabalho de revisão bibliográfica apresenta uma reflexão acerca do processo de inclusão escolar, do amparo legal que garante as políticas inclusivas, além da formação e prática pedagógicas, no intutito de tornar o sistemas educacional cada vez mais inclusivo Alicerçados em teóricos como Carvalho (2004), Mazzotta (2005), Mittler (2005), Paulon (2005) Sassaki (2006), Mantoan (2006), Feltrin (2007) apresenta a concepção acerca da deficiência em cada momento histórico, discorre a respeito das bases legais vigentes e aborda questões como a formação do professor e sua prática. Com base nos estudos realizados percebe-se que a escola inclusiva e de qualidade é uma exigência da contemporaneidade, que os professores que buscam formação continuada são estimuladores da inclusão porque o conhecimento traz mudanças na sua praxis. Destarte, existe no Brasil e no mundo uma ampla legislação que ampara o processo da educação inclusiva, provocando em toda a comunidade escolar e na própria sociedade, mudanças de paradgma para a efetiva construção da escola inclusiva.