CONTRIBUIÇÕES DA CONSERVAÇÃO DO NÚMERO NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO (A) PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46822 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3456 "inscrito_id" => 1607 "titulo" => """ CONTRIBUIÇÕES DA CONSERVAÇÃO DO NÚMERO NO\r\n PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO (A) PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS """ "resumo" => "O presente artigo se originou de um trabalho realizado na disciplina de Didática da Matemática, desenvolvida no curso de Pedagogia do Campus Ministro Reis Velloso na cidade de Parnaíba-PI e teve por objetivo identificar o nível de conhecimento numérico de alunos com o intuito de direcionar os conteúdos matemáticos e promover o desenvolvimento do raciocínio matemático na criança e proporcionar um ensino-aprendizagem mais eficiente. Fundamentamos teoricamente nosso trabalho nos estudos de Piaget (1975) (1978); Kamii (1990); Libâneo (1994) e Freire (1998). Como procedimento metodológico, aplicamos um teste de conservação de números que se baseou na utilização de 20 fichas retangulares confeccionadas em cartolina, sendo 10 vermelhas e 10 azuis e consistia em distribuir as fichas em cima de uma mesa e submetê-las à contagem das crianças com a finalidade de examinar em que nível de compreensão de números cada criança se encontrava, para isso, convidamos oito crianças com idade de 6 a 10 anos, residentes no Bairro São José em Parnaíba-PI. Com a análise dos dados percebemos que a maioria das crianças ainda se encontrava num nível de entendimento dos números um pouco abaixo do esperado para a série que estavam. Com isso concluímos que existem vários fatores que influenciam o desenvolvimento da conservação do número pela criança, desde fatores socioambientais até o estímulo do próprio educador no momento de iniciar a educação matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, CONSERVAÇÃO DE NÚMEROS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1607_14092018171719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DUTRA ARAÚJO " "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenadribeiro2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46822 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3456 "inscrito_id" => 1607 "titulo" => """ CONTRIBUIÇÕES DA CONSERVAÇÃO DO NÚMERO NO\r\n PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO (A) PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS """ "resumo" => "O presente artigo se originou de um trabalho realizado na disciplina de Didática da Matemática, desenvolvida no curso de Pedagogia do Campus Ministro Reis Velloso na cidade de Parnaíba-PI e teve por objetivo identificar o nível de conhecimento numérico de alunos com o intuito de direcionar os conteúdos matemáticos e promover o desenvolvimento do raciocínio matemático na criança e proporcionar um ensino-aprendizagem mais eficiente. Fundamentamos teoricamente nosso trabalho nos estudos de Piaget (1975) (1978); Kamii (1990); Libâneo (1994) e Freire (1998). Como procedimento metodológico, aplicamos um teste de conservação de números que se baseou na utilização de 20 fichas retangulares confeccionadas em cartolina, sendo 10 vermelhas e 10 azuis e consistia em distribuir as fichas em cima de uma mesa e submetê-las à contagem das crianças com a finalidade de examinar em que nível de compreensão de números cada criança se encontrava, para isso, convidamos oito crianças com idade de 6 a 10 anos, residentes no Bairro São José em Parnaíba-PI. Com a análise dos dados percebemos que a maioria das crianças ainda se encontrava num nível de entendimento dos números um pouco abaixo do esperado para a série que estavam. Com isso concluímos que existem vários fatores que influenciam o desenvolvimento da conservação do número pela criança, desde fatores socioambientais até o estímulo do próprio educador no momento de iniciar a educação matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, CONSERVAÇÃO DE NÚMEROS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1607_14092018171719.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA DUTRA ARAÚJO " "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenadribeiro2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }