O presente artigo se originou de um trabalho realizado na disciplina de Didática da Matemática, desenvolvida no curso de Pedagogia do Campus Ministro Reis Velloso na cidade de Parnaíba-PI e teve por objetivo identificar o nível de conhecimento numérico de alunos com o intuito de direcionar os conteúdos matemáticos e promover o desenvolvimento do raciocínio matemático na criança e proporcionar um ensino-aprendizagem mais eficiente. Fundamentamos teoricamente nosso trabalho nos estudos de Piaget (1975) (1978); Kamii (1990); Libâneo (1994) e Freire (1998). Como procedimento metodológico, aplicamos um teste de conservação de números que se baseou na utilização de 20 fichas retangulares confeccionadas em cartolina, sendo 10 vermelhas e 10 azuis e consistia em distribuir as fichas em cima de uma mesa e submetê-las à contagem das crianças com a finalidade de examinar em que nível de compreensão de números cada criança se encontrava, para isso, convidamos oito crianças com idade de 6 a 10 anos, residentes no Bairro São José em Parnaíba-PI. Com a análise dos dados percebemos que a maioria das crianças ainda se encontrava num nível de entendimento dos números um pouco abaixo do esperado para a série que estavam. Com isso concluímos que existem vários fatores que influenciam o desenvolvimento da conservação do número pela criança, desde fatores socioambientais até o estímulo do próprio educador no momento de iniciar a educação matemática.