O presente trabalho apresenta a experiência do projeto Roda das Artes, realizado pela Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná – Rondônia, desde 2013, o qual tem como finalidade promover aos estudantes a oportunidade de expressarem seus talentos individualmente e/ou em grupo, bem como desenvolver seus processos criativos nas diversas linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Tem como arcabouço teórico, a obra Psicologia da Arte de Vigotski (1925/1999), conceito de atividade criadora defendido por Vigotski (1930/2009) em sua obra Imaginação e Criação na Infância, bem como os dispositivos legais do Brasil que embasam o Ensino da Arte. Durante os primeiros quatro anos de execução do projeto, todas as escolas se reuniam em um ginásio de esportes, em um único dia e cada escola apresentava apenas um trabalho na área de Arte, entretanto nos dois últimos anos, percebeu-se a necessidade de mudar o formato do projeto, para que todos/as estudantes tivessem oportunidade de participar. Nesse sentido, o projeto passou a ser desenvolvido na própria escola ao longo do ano letivo, em que cada turma, orientada por um/a professor/a apresenta o resultado do seu trabalho em uma das linguagens artísticas. O projeto não tem caráter competitivo, não havendo seleção, e sim integração, socialização e momentos de produção, reflexão e fruição (apreciação) entre os/as estudantes. A escola se apresenta como um espaço fundamental de oportunidade para que os processos criativos do indivíduo sejam provocados, desenvolvidos e potencializados.