Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RODA DAS ARTES: PROJETO QUE DESENVOLVE PROCESSOS CRIATIVOS NOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JI-PARANÁ (RO)

Palavra-chaves: RODA DAS ARTES, PROCESSOS CRIATIVOS, ENSINO DA ARTE Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48976
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1016
    "inscrito_id" => 3482
    "titulo" => "RODA DAS ARTES: PROJETO QUE DESENVOLVE PROCESSOS CRIATIVOS NOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JI-PARANÁ (RO)"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a experiência do projeto Roda das Artes, realizado pela Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná – Rondônia, desde 2013, o qual tem como finalidade promover aos estudantes a oportunidade de expressarem seus talentos individualmente e/ou em grupo, bem como desenvolver seus processos criativos nas diversas linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Tem como arcabouço teórico, a obra Psicologia da Arte de Vigotski (1925/1999), conceito de atividade criadora defendido por Vigotski (1930/2009) em sua obra Imaginação e Criação na Infância, bem como os dispositivos legais do Brasil que embasam o Ensino da Arte. Durante os primeiros quatro anos de execução do projeto, todas as escolas se reuniam em um ginásio de esportes, em um único dia e cada escola apresentava apenas um trabalho na área de Arte, entretanto nos dois últimos anos, percebeu-se a necessidade de mudar o formato do projeto, para que todos/as estudantes tivessem oportunidade de participar. Nesse sentido, o projeto passou a ser desenvolvido na própria escola ao longo do ano letivo, em que cada turma, orientada por um/a professor/a apresenta o resultado do seu trabalho em uma das linguagens artísticas. O projeto não tem caráter competitivo, não havendo seleção, e sim integração, socialização e momentos de produção, reflexão e fruição (apreciação) entre os/as estudantes. A escola se apresenta como um espaço fundamental de oportunidade para que os processos criativos do indivíduo sejam provocados, desenvolvidos e potencializados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "RODA DAS ARTES, PROCESSOS CRIATIVOS, ENSINO DA ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID3482_29082018151724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA ROCHA DE SOUZA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA"
    "autor_email" => "suzanamusica@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48976
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1016
    "inscrito_id" => 3482
    "titulo" => "RODA DAS ARTES: PROJETO QUE DESENVOLVE PROCESSOS CRIATIVOS NOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JI-PARANÁ (RO)"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a experiência do projeto Roda das Artes, realizado pela Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná – Rondônia, desde 2013, o qual tem como finalidade promover aos estudantes a oportunidade de expressarem seus talentos individualmente e/ou em grupo, bem como desenvolver seus processos criativos nas diversas linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Tem como arcabouço teórico, a obra Psicologia da Arte de Vigotski (1925/1999), conceito de atividade criadora defendido por Vigotski (1930/2009) em sua obra Imaginação e Criação na Infância, bem como os dispositivos legais do Brasil que embasam o Ensino da Arte. Durante os primeiros quatro anos de execução do projeto, todas as escolas se reuniam em um ginásio de esportes, em um único dia e cada escola apresentava apenas um trabalho na área de Arte, entretanto nos dois últimos anos, percebeu-se a necessidade de mudar o formato do projeto, para que todos/as estudantes tivessem oportunidade de participar. Nesse sentido, o projeto passou a ser desenvolvido na própria escola ao longo do ano letivo, em que cada turma, orientada por um/a professor/a apresenta o resultado do seu trabalho em uma das linguagens artísticas. O projeto não tem caráter competitivo, não havendo seleção, e sim integração, socialização e momentos de produção, reflexão e fruição (apreciação) entre os/as estudantes. A escola se apresenta como um espaço fundamental de oportunidade para que os processos criativos do indivíduo sejam provocados, desenvolvidos e potencializados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "RODA DAS ARTES, PROCESSOS CRIATIVOS, ENSINO DA ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID3482_29082018151724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZANA ROCHA DE SOUZA AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "SUZANA"
    "autor_email" => "suzanamusica@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho apresenta a experiência do projeto Roda das Artes, realizado pela Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná – Rondônia, desde 2013, o qual tem como finalidade promover aos estudantes a oportunidade de expressarem seus talentos individualmente e/ou em grupo, bem como desenvolver seus processos criativos nas diversas linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Tem como arcabouço teórico, a obra Psicologia da Arte de Vigotski (1925/1999), conceito de atividade criadora defendido por Vigotski (1930/2009) em sua obra Imaginação e Criação na Infância, bem como os dispositivos legais do Brasil que embasam o Ensino da Arte. Durante os primeiros quatro anos de execução do projeto, todas as escolas se reuniam em um ginásio de esportes, em um único dia e cada escola apresentava apenas um trabalho na área de Arte, entretanto nos dois últimos anos, percebeu-se a necessidade de mudar o formato do projeto, para que todos/as estudantes tivessem oportunidade de participar. Nesse sentido, o projeto passou a ser desenvolvido na própria escola ao longo do ano letivo, em que cada turma, orientada por um/a professor/a apresenta o resultado do seu trabalho em uma das linguagens artísticas. O projeto não tem caráter competitivo, não havendo seleção, e sim integração, socialização e momentos de produção, reflexão e fruição (apreciação) entre os/as estudantes. A escola se apresenta como um espaço fundamental de oportunidade para que os processos criativos do indivíduo sejam provocados, desenvolvidos e potencializados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.