Introdução: A educação é um processo que atualmente vem conquistando espaço na área da Saúde, uma vez que devemos estimular a participação ativa do paciente em seu tratamento diário. Diante disso, é necessário o desenvolvimento de práticas educativas de saúde dirigidas ao paciente e família para conscientização da mudança de comportamento e atitudes, e os conhecimentos e aptidões específicas necessárias para a continuidade do cuidado na residência. Sendo assim, as Tecnologias Educativas em Saúde (TES) são ferramentas importantes para o trabalho educativo e do processo de cuidar, buscando minimizar as inseguranças, melhorar qualidade de vida, prevenir complicações e evitar reinternações. Objetivo: Relatar o processo de educação de pacientes e familiares para a desospitalização. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência de um hospital da região metropolitana do Recife sobre a educação de pacientes e familiares para o preparo da desospitalização. Resultados e Discussão: As TES e intervenções práticas são capazes de oferecer ao paciente segurança para a perpetuação do cuidado durante o internamento e no domicílio. Para isso, é imprescindível dispor de materiais com linguagem acessível e de fácil compreensão que complementem a informação verbal e que funcionem como instrumento de consulta para elucidar as dúvidas durante a hospitalização e em casa. Conclusão: Deve-se prezar por uma educação livre ao diálogo, consciente da tomada de decisões, aberta a escuta, segura, competente e generosa. Só assim, é possível envolver o paciente e o familiar e estimular a participação dele no tratamento diário e o preparar para o cuidado domiciliar.