Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSAO SOCIAL EDUCATIVA DOS ESTUDANTES AFRICANOS E OS DESAFIOS FRENTE A INTERCULTURALIDADE NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Palavra-chaves: INCLUSAO SOCIAL, ESTUDANTES AFRICANOS, INTERCULTURALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47638 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 638 "inscrito_id" => 2752 "titulo" => """ INCLUSAO SOCIAL EDUCATIVA DOS ESTUDANTES AFRICANOS E\r\n OS DESAFIOS FRENTE A INTERCULTURALIDADE NAS\r\n UNIVERSIDADES BRASILEIRAS """ "resumo" => """ Resumo\r\n Nas últimas décadas as universidades brasileiras estão recebendo estudantes africanos e da América do Sul devido ao processo da globalização, a qual propiciou a mobilidade acadêmica dos estudantes para universidades de países estrangeiros, estes estudantes afrontam vários problemas e desafios pessoais desde que chegam até a culminação do programa de graduação que fazem no Brasil, muitas vezes se enfrentam com problemas como racismo e discriminação social sendo vulnerado em muitas ocasiões seus direitos humanos e dessa forma resulta mais complicado o processo de adaptação e inclusão social no ensino superior. Ao chegar aos países de acolhimento, os imigrantes defrontam-se com um novo cenário que inclui diferenças do meio ambiente físico e social, choque de culturas, estilos de vida, barreiras linguísticas e sistemas legais distintos, sendo a interculturalidade um fator importante a ser estudado para entender melhor a situação que vivenciam os estudantes estrangeiros africanos.\r\nNas últimas décadas as universidades brasileiras estão recebendo estudantes africanos e da América do Sul devido ao processo da globalização, a qual propiciou a Neste contexto, este trabalho apresenta uma análise sobre o processo de inclusão social dos estudantes africanos no contexto das universidades brasileiras. Para tanto o objetivo geral foi: compreender o processo de inclusão social dos estudantes africanos e latinoamericanos nas universidades brasileiras e os objetivos específicos foram: Analisar as dificuldades que afrontam os estudantes estrangeiros que geram exclusão social educativa e entender como la interculturalidade ajuda ou gera obstáculos no processo de inclusão social na educação superior. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa como pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Cortesão (2014), Magalhaes (2014), Stoer (2002), Teixeira (2009), entre outros.\r\nNeste contexto, este trabalho apresenta uma análise sobre o processo de inclusão social dos estudantes africanos no contexto das universidades brasileiras. Para Palavras-chave: Inclusao social,Estudantes Africanos, Interculturalidade """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSAO SOCIAL, ESTUDANTES AFRICANOS, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID2752_15082018112730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURDES ANGÉLICA PACHECO CERMEÑO" "autor_nome_curto" => "LOURDES" "autor_email" => "pacheco.lourdes@yahoo.es" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47638 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 638 "inscrito_id" => 2752 "titulo" => """ INCLUSAO SOCIAL EDUCATIVA DOS ESTUDANTES AFRICANOS E\r\n OS DESAFIOS FRENTE A INTERCULTURALIDADE NAS\r\n UNIVERSIDADES BRASILEIRAS """ "resumo" => """ Resumo\r\n Nas últimas décadas as universidades brasileiras estão recebendo estudantes africanos e da América do Sul devido ao processo da globalização, a qual propiciou a mobilidade acadêmica dos estudantes para universidades de países estrangeiros, estes estudantes afrontam vários problemas e desafios pessoais desde que chegam até a culminação do programa de graduação que fazem no Brasil, muitas vezes se enfrentam com problemas como racismo e discriminação social sendo vulnerado em muitas ocasiões seus direitos humanos e dessa forma resulta mais complicado o processo de adaptação e inclusão social no ensino superior. Ao chegar aos países de acolhimento, os imigrantes defrontam-se com um novo cenário que inclui diferenças do meio ambiente físico e social, choque de culturas, estilos de vida, barreiras linguísticas e sistemas legais distintos, sendo a interculturalidade um fator importante a ser estudado para entender melhor a situação que vivenciam os estudantes estrangeiros africanos.\r\nNas últimas décadas as universidades brasileiras estão recebendo estudantes africanos e da América do Sul devido ao processo da globalização, a qual propiciou a Neste contexto, este trabalho apresenta uma análise sobre o processo de inclusão social dos estudantes africanos no contexto das universidades brasileiras. Para tanto o objetivo geral foi: compreender o processo de inclusão social dos estudantes africanos e latinoamericanos nas universidades brasileiras e os objetivos específicos foram: Analisar as dificuldades que afrontam os estudantes estrangeiros que geram exclusão social educativa e entender como la interculturalidade ajuda ou gera obstáculos no processo de inclusão social na educação superior. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa como pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Cortesão (2014), Magalhaes (2014), Stoer (2002), Teixeira (2009), entre outros.\r\nNeste contexto, este trabalho apresenta uma análise sobre o processo de inclusão social dos estudantes africanos no contexto das universidades brasileiras. Para Palavras-chave: Inclusao social,Estudantes Africanos, Interculturalidade """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSAO SOCIAL, ESTUDANTES AFRICANOS, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID2752_15082018112730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURDES ANGÉLICA PACHECO CERMEÑO" "autor_nome_curto" => "LOURDES" "autor_email" => "pacheco.lourdes@yahoo.es" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo Nas últimas décadas as universidades brasileiras estão recebendo estudantes africanos e da América do Sul devido ao processo da globalização, a qual propiciou a mobilidade acadêmica dos estudantes para universidades de países estrangeiros, estes estudantes afrontam vários problemas e desafios pessoais desde que chegam até a culminação do programa de graduação que fazem no Brasil, muitas vezes se enfrentam com problemas como racismo e discriminação social sendo vulnerado em muitas ocasiões seus direitos humanos e dessa forma resulta mais complicado o processo de adaptação e inclusão social no ensino superior. Ao chegar aos países de acolhimento, os imigrantes defrontam-se com um novo cenário que inclui diferenças do meio ambiente físico e social, choque de culturas, estilos de vida, barreiras linguísticas e sistemas legais distintos, sendo a interculturalidade um fator importante a ser estudado para entender melhor a situação que vivenciam os estudantes estrangeiros africanos. Neste contexto, este trabalho apresenta uma análise sobre o processo de inclusão social dos estudantes africanos no contexto das universidades brasileiras. Para tanto o objetivo geral foi: compreender o processo de inclusão social dos estudantes africanos e latinoamericanos nas universidades brasileiras e os objetivos específicos foram: Analisar as dificuldades que afrontam os estudantes estrangeiros que geram exclusão social educativa e entender como la interculturalidade ajuda ou gera obstáculos no processo de inclusão social na educação superior. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa como pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Cortesão (2014), Magalhaes (2014), Stoer (2002), Teixeira (2009), entre outros. Palavras-chave: Inclusao social,Estudantes Africanos, Interculturalidade

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.