Resumo
Nas últimas décadas as universidades brasileiras estão recebendo estudantes africanos e da América do Sul devido ao processo da globalização, a qual propiciou a mobilidade acadêmica dos estudantes para universidades de países estrangeiros, estes estudantes afrontam vários problemas e desafios pessoais desde que chegam até a culminação do programa de graduação que fazem no Brasil, muitas vezes se enfrentam com problemas como racismo e discriminação social sendo vulnerado em muitas ocasiões seus direitos humanos e dessa forma resulta mais complicado o processo de adaptação e inclusão social no ensino superior. Ao chegar aos países de acolhimento, os imigrantes defrontam-se com um novo cenário que inclui diferenças do meio ambiente físico e social, choque de culturas, estilos de vida, barreiras linguísticas e sistemas legais distintos, sendo a interculturalidade um fator importante a ser estudado para entender melhor a situação que vivenciam os estudantes estrangeiros africanos.
Neste contexto, este trabalho apresenta uma análise sobre o processo de inclusão social dos estudantes africanos no contexto das universidades brasileiras. Para tanto o objetivo geral foi: compreender o processo de inclusão social dos estudantes africanos e latinoamericanos nas universidades brasileiras e os objetivos específicos foram: Analisar as dificuldades que afrontam os estudantes estrangeiros que geram exclusão social educativa e entender como la interculturalidade ajuda ou gera obstáculos no processo de inclusão social na educação superior. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa como pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Cortesão (2014), Magalhaes (2014), Stoer (2002), Teixeira (2009), entre outros.
Palavras-chave: Inclusao social,Estudantes Africanos, Interculturalidade