Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MUNDO CABE NAS MÃOS? CELULARES E TECNOLOGIAS MÓVEIS NOS COTIDIANOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL, NOVAS TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Neste texto, apresentamos resultados de pesquisa realizada junto aos alunos e alunas da Faculdade de Educação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), buscando compreender seus usos de recursos tecnológicos, com destaque para as mídias digitais móveis. Com base na discussão teórico-analítica do Paradigma das Mobilidades, elaborada por John Urry (2000, 2007, 2010), a pesquisa utiliza metodologias de cunho etnográfico, lançando mão de observações, registros em caderno de campo e questionários. Consideramos elementos como as facilidades e dificuldades dos discentes para lidarem com os recursos, as cobranças docentes e a relação com o currículo do curso, as diferentes formas de comunicação entre as turmas e como tais elementos repercutem em sua formação. A partir de interlocuções feitas com referenciais como Bonilla e Pretto (2011, 2015), Castells (2003), Lemos e Di Felice (2014), articulamos o tripé currículo, tecnologias, diferentes espaços de sociabilidades e influências culturais, tentando compreender este espaço de interseção que envolve os usos dos recursos tecnológicos e da vida em rede. Estas relações são observadas a partir do cotidiano de estudante que ao mesmo tempo em que são incluídos a partir do momento em que estão conectados/as nestas redes digitais, também podem se sentir, nos termos de excluídos do interior (BOURDIEU e CHAMPAGNE, 1998), da instituição, ao não dominarem os novos códigos demandados pela mesma. Estas discussões incidem diretamente na formação de nosso alunado e suas possibilidades para serem produtores e não meramente consumidores de conteúdos digitais.

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