Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA: CONFECÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUINODERMOS

Palavra-chaves: JOGOS., EJA., BIOLOGIA. Pôster (PO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47245
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1297
    "inscrito_id" => 1631
    "titulo" => """
      ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA: CONFECÇÃO DE JOGO DIDÁTICO\r\n
      PARA O ENSINO DE EQUINODERMOS
      """
    "resumo" => "As dificuldades do aluno da EJA na aprendizagem é uma realidade cada vez mais discutida na Educação Brasileira, porém este público ainda está à margem do processo educacional devido alguns fatores como a da falta de meios que lhes possibilitem maior incentivo e aprendizagem significativa. O objetivo do presente trabalho é á produção material didático e analisar as contribuições do mesmo de no processo de ensino e aprendizagem sobre os Equinodermos em uma turma de EJA. Para a confecção do jogo foi utilizado biscuit e materiais alternativos. Participaram da atividade treze (13) alunos da modalidade EJA do curso de vendas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA campus Caxias. Primeiramente foi ministrada uma aula sem a utilização do recurso didático e aplicado um questionário diagnóstico, e a mesma aula foi ministrada com o recurso pedagógico foi realizada, e para analisar o que os alunos acharam da proposta foi aplicado um questionário composto por quatro questões relacionadas ao conteúdo após a aplicação do material didático, em todas as questões apresentadas no primeiro questionário, demostra que a maior parte destes errou, já nos dados colhidos do segundo questionário revelam a eficaz do jogo didática, percebe-se que a turma deve um bom rendimento comparando com o primeiro, Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que a aplicação de jogos lúdicos nas aulas de biologia na turma de eja foi uma ferramenta de grande ganho para processo de ensinar e aprender, favorecendo assimilação de conteúdos trabalhados"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "JOGOS., EJA., BIOLOGIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID1631_04092018015059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DA SILVA FREIRES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressabiologia30608@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47245
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1297
    "inscrito_id" => 1631
    "titulo" => """
      ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA: CONFECÇÃO DE JOGO DIDÁTICO\r\n
      PARA O ENSINO DE EQUINODERMOS
      """
    "resumo" => "As dificuldades do aluno da EJA na aprendizagem é uma realidade cada vez mais discutida na Educação Brasileira, porém este público ainda está à margem do processo educacional devido alguns fatores como a da falta de meios que lhes possibilitem maior incentivo e aprendizagem significativa. O objetivo do presente trabalho é á produção material didático e analisar as contribuições do mesmo de no processo de ensino e aprendizagem sobre os Equinodermos em uma turma de EJA. Para a confecção do jogo foi utilizado biscuit e materiais alternativos. Participaram da atividade treze (13) alunos da modalidade EJA do curso de vendas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA campus Caxias. Primeiramente foi ministrada uma aula sem a utilização do recurso didático e aplicado um questionário diagnóstico, e a mesma aula foi ministrada com o recurso pedagógico foi realizada, e para analisar o que os alunos acharam da proposta foi aplicado um questionário composto por quatro questões relacionadas ao conteúdo após a aplicação do material didático, em todas as questões apresentadas no primeiro questionário, demostra que a maior parte destes errou, já nos dados colhidos do segundo questionário revelam a eficaz do jogo didática, percebe-se que a turma deve um bom rendimento comparando com o primeiro, Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que a aplicação de jogos lúdicos nas aulas de biologia na turma de eja foi uma ferramenta de grande ganho para processo de ensinar e aprender, favorecendo assimilação de conteúdos trabalhados"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "JOGOS., EJA., BIOLOGIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA12_ID1631_04092018015059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DA SILVA FREIRES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressabiologia30608@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As dificuldades do aluno da EJA na aprendizagem é uma realidade cada vez mais discutida na Educação Brasileira, porém este público ainda está à margem do processo educacional devido alguns fatores como a da falta de meios que lhes possibilitem maior incentivo e aprendizagem significativa. O objetivo do presente trabalho é á produção material didático e analisar as contribuições do mesmo de no processo de ensino e aprendizagem sobre os Equinodermos em uma turma de EJA. Para a confecção do jogo foi utilizado biscuit e materiais alternativos. Participaram da atividade treze (13) alunos da modalidade EJA do curso de vendas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA campus Caxias. Primeiramente foi ministrada uma aula sem a utilização do recurso didático e aplicado um questionário diagnóstico, e a mesma aula foi ministrada com o recurso pedagógico foi realizada, e para analisar o que os alunos acharam da proposta foi aplicado um questionário composto por quatro questões relacionadas ao conteúdo após a aplicação do material didático, em todas as questões apresentadas no primeiro questionário, demostra que a maior parte destes errou, já nos dados colhidos do segundo questionário revelam a eficaz do jogo didática, percebe-se que a turma deve um bom rendimento comparando com o primeiro, Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que a aplicação de jogos lúdicos nas aulas de biologia na turma de eja foi uma ferramenta de grande ganho para processo de ensinar e aprender, favorecendo assimilação de conteúdos trabalhados

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.