As dificuldades do aluno da EJA na aprendizagem é uma realidade cada vez mais discutida na Educação Brasileira, porém este público ainda está à margem do processo educacional devido alguns fatores como a da falta de meios que lhes possibilitem maior incentivo e aprendizagem significativa. O objetivo do presente trabalho é á produção material didático e analisar as contribuições do mesmo de no processo de ensino e aprendizagem sobre os Equinodermos em uma turma de EJA. Para a confecção do jogo foi utilizado biscuit e materiais alternativos. Participaram da atividade treze (13) alunos da modalidade EJA do curso de vendas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA campus Caxias. Primeiramente foi ministrada uma aula sem a utilização do recurso didático e aplicado um questionário diagnóstico, e a mesma aula foi ministrada com o recurso pedagógico foi realizada, e para analisar o que os alunos acharam da proposta foi aplicado um questionário composto por quatro questões relacionadas ao conteúdo após a aplicação do material didático, em todas as questões apresentadas no primeiro questionário, demostra que a maior parte destes errou, já nos dados colhidos do segundo questionário revelam a eficaz do jogo didática, percebe-se que a turma deve um bom rendimento comparando com o primeiro, Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que a aplicação de jogos lúdicos nas aulas de biologia na turma de eja foi uma ferramenta de grande ganho para processo de ensinar e aprender, favorecendo assimilação de conteúdos trabalhados