O presente trabalho teve como finalidade esclarecer como alguns conceitos da sexualidade presentes na atual dinâmica da vida em sociedade se presentificam no espaço escolar, enfatizando, sobretudo, o discernimento entre o toque de carinho e o toque sexual abusivo, bem como apresentar outras formas abuso sexual. Deste modo, para alcançar estes objetivos buscou-se como recurso metodológico para esta atividade, que apresenta natureza qualitativa, a exposição de conceitos básicos da sexualidade em projeção multimídia, e filmes de animação para que pudessem garantir a sustentação dos diálogos e posicionamentos dos alunos frente ao tema. Desta maneira, o trabalho contemplou 350 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental II de uma escola da Rede Estadual de Macapá, através da disciplina de Ciências nas modalidades Ensino Regular, Educação Especial e Educação de Jovens e adultos. Os resultados demonstraram que os alunos estão aptos a discussão sobre as questões da sexualidade na escola desde o 6º ano e que a disciplina de ciências possui uma flexibilidade nos conteúdos que pode auxiliar os alunos na construção da própria identidade, nas descobertas do corpo, na construção de valores e na vivência da sexualidade, de modo prazeroso, consciente e cidadão. Também evidenciou-se que o acesso a informação é uma forma de prevenção e de diagnóstico de abuso sexual infanto-juvenil, posto que neste trabalho dois casos foram identificados entre as alunas do 6º ano, demonstrando assim a necessidade de uma educação sexual comprometida com a dignidade humana dos alunos.