Ao se propor a realização de práticas educacionais voltadas para a temática Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental, é necessário antes de tudo se fazer uma análise dos processos que envolvem os diversos fatores emergentes deste conceito, como forma de propagar o conhecimento e se valer de uma visão mais ampla sobre a questão do meio ambiente. Com isso, o abordar em leituras de textos referentes sobre o tema fora preciso para dar ênfase a uma possível compreensão do assunto e sua aplicação na aprendizagem dos estudantes. Um dos objetivos deste trabalho é analisar como se estabelece a relação entre o homem e a natureza e em como o mesmo se posiciona diante dessa situação, pois tal relação não pode passar despercebido por quem procura entender processos significativos à formação social, visto que o ser humano é quem vai (re)modelando ao longo dos tempos a paisagem a sua volta e determinando seu lugar no mundo. Outro objetivo se caracteriza em compreender através dos resultados obtidos de um projeto de intervenção, como as práticas educativas transformaram a realidade dos alunos estudados, sendo o público-alvo dessa temática. Assim, o presente artigo busca explicar, com base em uma monografia, como a aplicação da Educação Ambiental se faz necessário no processo de aprendizagem dos alunos, considerando e compreendendo todos os aspectos que permeiam os sujeitos a serem alcançados por tais práticas de ensino e associando-os aos seus contextos sociais.