RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48898 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3280 "inscrito_id" => 5223 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => """ O presente artigo pretende relatar minha experiência no projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa sobre Relações Étnicos-Raciais Frantz Fanon, vinculado ao departamento da Universidade Federal de Pernambuco intitulado: Genocídio da juventude negra em Recife e a constituição da identidade racial” desenvolvido com alunos do 7° ano da Escola Pintor Lauro Villares, sob a orientação da Professora Doutora, Liana Lewis.\r\n Na escola procuramos entender como os alunos entendiam o Genocídio da juventude negra e se os mesmos conseguiam relacionar este fato a raça. Procuramos debater o genocídio como o defendido pelo jurista refugiado da ocupação nazista Rafael Lemkin (1944), como sendo a morte física e cultural de um determinado grupo.\r\n Apresentamos a turma conceitos pós-coloniais e pós-diaspóricos e conseguimos relacionar com charges, curtas, e discussão mediada a temática proposta no projeto de extensão. No inicio do trabalho, separamos um grupo focal de 6 alunos para fazermos a entrevistas, que foram aplicadas antes do início das intervenções em sala e logo após o termino do cronograma, e nós podemos perceber que o comportamento dos alunos frente a raça foi alterado.\r\n Entendendo que as marcas históricas do processo de embranquecimento de nossa sociedade ainda se fazem presentes, trazendo a problemática racial para a sala de aula, faz com que estas crianças, além de se perceberem racialmente, tenham informação para lutar contra o preconceito e a discriminação racial. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "GENOCÍDIO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID5223_12092018154558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYZA ALMEIDA DA HORA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAYZA" "autor_email" => "rayzaa35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48898 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3280 "inscrito_id" => 5223 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => """ O presente artigo pretende relatar minha experiência no projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa sobre Relações Étnicos-Raciais Frantz Fanon, vinculado ao departamento da Universidade Federal de Pernambuco intitulado: Genocídio da juventude negra em Recife e a constituição da identidade racial” desenvolvido com alunos do 7° ano da Escola Pintor Lauro Villares, sob a orientação da Professora Doutora, Liana Lewis.\r\n Na escola procuramos entender como os alunos entendiam o Genocídio da juventude negra e se os mesmos conseguiam relacionar este fato a raça. Procuramos debater o genocídio como o defendido pelo jurista refugiado da ocupação nazista Rafael Lemkin (1944), como sendo a morte física e cultural de um determinado grupo.\r\n Apresentamos a turma conceitos pós-coloniais e pós-diaspóricos e conseguimos relacionar com charges, curtas, e discussão mediada a temática proposta no projeto de extensão. No inicio do trabalho, separamos um grupo focal de 6 alunos para fazermos a entrevistas, que foram aplicadas antes do início das intervenções em sala e logo após o termino do cronograma, e nós podemos perceber que o comportamento dos alunos frente a raça foi alterado.\r\n Entendendo que as marcas históricas do processo de embranquecimento de nossa sociedade ainda se fazem presentes, trazendo a problemática racial para a sala de aula, faz com que estas crianças, além de se perceberem racialmente, tenham informação para lutar contra o preconceito e a discriminação racial. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "GENOCÍDIO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID5223_12092018154558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYZA ALMEIDA DA HORA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAYZA" "autor_email" => "rayzaa35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }