Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavra-chaves: GENOCÍDIO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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      O presente artigo pretende relatar minha experiência no projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa sobre Relações Étnicos-Raciais Frantz Fanon, vinculado ao departamento da Universidade Federal de Pernambuco intitulado: Genocídio da juventude negra em Recife e a constituição da identidade racial” desenvolvido com alunos do 7° ano da Escola Pintor Lauro Villares, sob a orientação da Professora Doutora, Liana Lewis.\r\n
      Na escola procuramos entender como os alunos entendiam o Genocídio da juventude negra e se os mesmos conseguiam relacionar este fato a raça. Procuramos debater o genocídio como o defendido pelo jurista refugiado da ocupação nazista Rafael Lemkin (1944), como sendo a morte física e cultural de um determinado grupo.\r\n
      Apresentamos a turma conceitos pós-coloniais e pós-diaspóricos e conseguimos relacionar com charges, curtas, e discussão mediada a temática proposta no projeto de extensão. No inicio do trabalho, separamos um grupo focal de 6 alunos para fazermos a entrevistas, que foram aplicadas antes do início das intervenções em sala e logo após o termino do cronograma, e nós podemos perceber que o comportamento dos alunos frente a raça foi alterado.\r\n
      Entendendo que as marcas históricas do processo de embranquecimento de nossa sociedade ainda se fazem presentes, trazendo a problemática racial para a sala de aula, faz com que estas crianças, além de se perceberem racialmente, tenham informação para lutar contra o preconceito e a discriminação racial.
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      Na escola procuramos entender como os alunos entendiam o Genocídio da juventude negra e se os mesmos conseguiam relacionar este fato a raça. Procuramos debater o genocídio como o defendido pelo jurista refugiado da ocupação nazista Rafael Lemkin (1944), como sendo a morte física e cultural de um determinado grupo.\r\n
      Apresentamos a turma conceitos pós-coloniais e pós-diaspóricos e conseguimos relacionar com charges, curtas, e discussão mediada a temática proposta no projeto de extensão. No inicio do trabalho, separamos um grupo focal de 6 alunos para fazermos a entrevistas, que foram aplicadas antes do início das intervenções em sala e logo após o termino do cronograma, e nós podemos perceber que o comportamento dos alunos frente a raça foi alterado.\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo pretende relatar minha experiência no projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa sobre Relações Étnicos-Raciais Frantz Fanon, vinculado ao departamento da Universidade Federal de Pernambuco intitulado: Genocídio da juventude negra em Recife e a constituição da identidade racial” desenvolvido com alunos do 7° ano da Escola Pintor Lauro Villares, sob a orientação da Professora Doutora, Liana Lewis. Na escola procuramos entender como os alunos entendiam o Genocídio da juventude negra e se os mesmos conseguiam relacionar este fato a raça. Procuramos debater o genocídio como o defendido pelo jurista refugiado da ocupação nazista Rafael Lemkin (1944), como sendo a morte física e cultural de um determinado grupo. Apresentamos a turma conceitos pós-coloniais e pós-diaspóricos e conseguimos relacionar com charges, curtas, e discussão mediada a temática proposta no projeto de extensão. No inicio do trabalho, separamos um grupo focal de 6 alunos para fazermos a entrevistas, que foram aplicadas antes do início das intervenções em sala e logo após o termino do cronograma, e nós podemos perceber que o comportamento dos alunos frente a raça foi alterado. Entendendo que as marcas históricas do processo de embranquecimento de nossa sociedade ainda se fazem presentes, trazendo a problemática racial para a sala de aula, faz com que estas crianças, além de se perceberem racialmente, tenham informação para lutar contra o preconceito e a discriminação racial.

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