O bullying e a violência escolar são problemas que têm se tornado foco de cada vez mais atenção nos últimos anos. Alguns estudos apontam uma relação entre a agressão e vitimização entre pares e o desempenho escolar, que seria ainda mediada por fatores como o engajamento estudantil. O engajamento, no entanto, é um conceito amplo que pode ser subdividido em diferentes componentes, como comportamental, emocional e cognitivo. Nesta pesquisa em andamento, foi analisada a relação entre agressão e vitimização entre pares e as diferentes dimensões do engajamento estudantil, a partir da aplicação de um questionário de autorrelato a uma amostra de 19.316 estudantes de 117 escolas da educação básica de Curitiba de região metropolitana, incluindo também fatores que podem influenciar nessa relação, como gênero, raça e nível socioeconômico. Verificou-se uma associação significativa negativa entre vitimização e engajamento emocional e positiva entre vitimização e engajamento cognitivo, sugerindo que estudantes que se interessam mais por seu aprendizado tendem a sofrer mais situações de violência física, psicológica ou relacional por seus pares, e que essas situações podem ter como consequência um menor sentimento de conexão e pertencimento do estudante com o ambiente escolar. Os resultados mostram a importância de se considerar os componentes do engajamento estudantil de forma separada para a análise dessas relações, o que pode contribuir para o planejamento de intervenções mais efetivas de apoio aos estudantes.