Esta pesquisa teve por objeto de estudo o ensino da argumentação escrita em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Desenvolveu-se, a partir da observação da existência de inúmeras pesquisas sobre o ensino da argumentação, em turmas de Ensino Fundamental, mas de pouca literatura disponível acerca desse objeto em turmas do Ensino Médio. Concebe a argumentação como prática de linguagem e inerente as mais variadas situações discursivas. Como objetivo geral, pretendeu-se analisar práticas de ensino de produção de textos argumentativos escritos e verificar as possíveis relações entre essas práticas e as estratégias argumentativas utilizadas pelos alunos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativo e descritivo. Como técnicas de coleta de dados, foram usadas a observação e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com duas diferentes professoras de Língua Portuguesa que atuavam em turmas de 3º Ano do Ensino Médio, em duas diferentes escolas públicas do município de Camaragibe (PE). O corpus da pesquisa foi constituído por registros de aulas em diários de campo, por textos argumentativos escritos produzidos pelos estudantes envolvidos e por discursos das professoras em questão, sendo estes últimos, o material de recorte utilizado para este artigo. Como um dos resultados, pode-se apontar a necessidade de realização de estudos mais detalhados sobre o ensino da argumentação, na educação básica, com vistas a dotar professores de língua de subsídios teóricos que possam lhes permitir uma reflexão e uma revisitação de suas próprias práticas pedagógicas.