Este trabalho faz uma abordagem sobre os registros pedagógicos nos anos iniciais e sua importância para a prática docente. O objetivo do mesmo é analisar a importância dos registros como recurso metodológico para a prática pedagógica do educador. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas e revisões na literatura, baseados em alguns autores e pesquisadores que dialogam sobre a prática de registros como sendo um processo relevante no acompanhamento das aprendizagens, e como instrumentos de reflexão /orientação para novas metodologias e fundamentação da prática pedagógica do educador. Desenvolveu-se uma pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental - anos iniciais, da zona rural do semiárido potiguar, onde uma das pesquisadoras atua como Coordenadora Pedagógica e as outras como professoras da referida escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, que contou com a participação de cinco professores, sendo duas da Educação Infantil e três do ciclo inicial de alfabetização da escola supracitada, que aceitaram participar das entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado. Os resultados obtidos com a pesquisa, a partir da análise dos dados, reforçam a importância dos registros pedagógicos para a Prática Docente, e o (re) conhecimento desses registros como guias para a realização de atividades, pois o registro escrito constitui-se em um recurso metodológico que auxilia o educador a conhecer o processo de aprendizagem/desenvolvimento dos educandos. E a utilização deste instrumento possibilita ao mesmo refletir sobre sua prática, ressiginificando-a e colaborando para a auto-formação diante dos próprios escritos reflexivos.