O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as ações realizadas na Escola Estadual Alzira da Fonseca Breuel em Cajueiro Seco-Jaboatão /PE frente ao impacto das avaliações em larga escala e ao desafio de alcançar as metas projetadas.Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com vistas a ter uma maior familiaridade com as Avaliações Externas, especificamente o resultado do SAEPE. Os dados coletados revelaram que a escola contém uma organização das atividades pedagógicas atreladas aos resultados e metas e trabalho docente focado no desenvolvimento integral do aluno, suas práticas pedagógicas relacionam-se diretamente com os resultados analisados das avaliações, no entanto ainda há uma discrepância nas práticas avaliativas onde os resultados da avaliação em larga escala não dialogam com os elementos da avaliação institucional nem tampouco com a avaliação da aprendizagem. Observou-se ainda, que a escola busca divulgar e discutir os dados e resultados das avaliações. A pesquisa caracterizou-se pela coleta de dados através de questionários preenchidos em reuniões pedagógicos e análise da intervenção pedagógica, e teve como elementos de trabalho o diagnóstico inicial do contexto escolar no que se refere ao tratamento dado aos resultados das avaliações em larga escala e as práticas de avaliação interna realizadas pela escola. Como intervenção foram realizadas reuniões pedagógicas com professores, analista educacional e coordenadora pedagógica e Gerência Regional de Educação e Secretaria de Planejamento do estado de Pernambuco .