Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECONSTRUÇÃO DO PPP DA ESCOLA FRENTE ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA

Palavra-chaves: AVALIAÇÕES EXTERNAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48874
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1889
    "inscrito_id" => 2080
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECONSTRUÇÃO DO PPP DA ESCOLA FRENTE ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as ações realizadas na Escola Estadual Alzira da Fonseca Breuel em Cajueiro Seco-Jaboatão /PE frente ao impacto das avaliações em larga escala e ao desafio de alcançar as metas projetadas.Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com vistas a ter uma maior familiaridade com as Avaliações Externas, especificamente o resultado do SAEPE. Os dados coletados revelaram que a escola contém uma organização das atividades pedagógicas atreladas aos resultados e metas e trabalho docente focado no desenvolvimento integral do aluno, suas práticas pedagógicas relacionam-se diretamente com os resultados analisados das avaliações, no entanto ainda há uma discrepância nas práticas avaliativas onde os resultados da avaliação em larga escala não dialogam com os elementos da avaliação institucional nem tampouco com a avaliação da aprendizagem. Observou-se ainda, que a escola busca divulgar e discutir os dados e resultados das avaliações. A pesquisa caracterizou-se pela coleta de dados através de questionários preenchidos em reuniões pedagógicos e análise da  intervenção pedagógica, e teve como elementos de trabalho o diagnóstico inicial do contexto escolar no que se refere ao tratamento dado aos resultados das avaliações em larga escala e as práticas de avaliação interna realizadas pela escola. Como intervenção foram realizadas reuniões pedagógicas com professores, analista educacional e coordenadora pedagógica e Gerência Regional de Educação e Secretaria de Planejamento do estado de Pernambuco ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÕES  EXTERNAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID2080_09092018033358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMINE ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAMINE ARAUJO SILVA"
    "autor_email" => "thamine.araujo80@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48874
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1889
    "inscrito_id" => 2080
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECONSTRUÇÃO DO PPP DA ESCOLA FRENTE ÀS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as ações realizadas na Escola Estadual Alzira da Fonseca Breuel em Cajueiro Seco-Jaboatão /PE frente ao impacto das avaliações em larga escala e ao desafio de alcançar as metas projetadas.Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com vistas a ter uma maior familiaridade com as Avaliações Externas, especificamente o resultado do SAEPE. Os dados coletados revelaram que a escola contém uma organização das atividades pedagógicas atreladas aos resultados e metas e trabalho docente focado no desenvolvimento integral do aluno, suas práticas pedagógicas relacionam-se diretamente com os resultados analisados das avaliações, no entanto ainda há uma discrepância nas práticas avaliativas onde os resultados da avaliação em larga escala não dialogam com os elementos da avaliação institucional nem tampouco com a avaliação da aprendizagem. Observou-se ainda, que a escola busca divulgar e discutir os dados e resultados das avaliações. A pesquisa caracterizou-se pela coleta de dados através de questionários preenchidos em reuniões pedagógicos e análise da  intervenção pedagógica, e teve como elementos de trabalho o diagnóstico inicial do contexto escolar no que se refere ao tratamento dado aos resultados das avaliações em larga escala e as práticas de avaliação interna realizadas pela escola. Como intervenção foram realizadas reuniões pedagógicas com professores, analista educacional e coordenadora pedagógica e Gerência Regional de Educação e Secretaria de Planejamento do estado de Pernambuco ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÕES  EXTERNAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID2080_09092018033358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMINE ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAMINE ARAUJO SILVA"
    "autor_email" => "thamine.araujo80@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as ações realizadas na Escola Estadual Alzira da Fonseca Breuel em Cajueiro Seco-Jaboatão /PE frente ao impacto das avaliações em larga escala e ao desafio de alcançar as metas projetadas.Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória com vistas a ter uma maior familiaridade com as Avaliações Externas, especificamente o resultado do SAEPE. Os dados coletados revelaram que a escola contém uma organização das atividades pedagógicas atreladas aos resultados e metas e trabalho docente focado no desenvolvimento integral do aluno, suas práticas pedagógicas relacionam-se diretamente com os resultados analisados das avaliações, no entanto ainda há uma discrepância nas práticas avaliativas onde os resultados da avaliação em larga escala não dialogam com os elementos da avaliação institucional nem tampouco com a avaliação da aprendizagem. Observou-se ainda, que a escola busca divulgar e discutir os dados e resultados das avaliações. A pesquisa caracterizou-se pela coleta de dados através de questionários preenchidos em reuniões pedagógicos e análise da intervenção pedagógica, e teve como elementos de trabalho o diagnóstico inicial do contexto escolar no que se refere ao tratamento dado aos resultados das avaliações em larga escala e as práticas de avaliação interna realizadas pela escola. Como intervenção foram realizadas reuniões pedagógicas com professores, analista educacional e coordenadora pedagógica e Gerência Regional de Educação e Secretaria de Planejamento do estado de Pernambuco .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.