É grande a diversidade de seres vivos encontrados em nosso planeta, dentre estes podem citar-se os quelônios, animais característicos pela presença de cascos. Este grupo é muito diversificado e no Brasil conforme apontam estudiosos, são encontradas 23 espécies. É importante que a diversidade destes animais seja conhecida e preservada, uma destas formas acontecem pela educação, os quelônios podem surgir vinculados na discussão de inúmeros conteúdos. Assim torna-se importante também que seja investida na qualificação de professores, principalmente desde a sua formação inicial. Para tanto, o estágio supervisionado possibilita a atuação dos licenciando em sala de aula, atuação supervisionada por um professor regente vinculado á escola que o acolhe e também do professor vinculado á sua instituição formadora. Aliando a formação docente ao estágio supervisionado e ensino de quelônios, esta escrita visa relatar a experiência de abordar o conteúdo dos Quelônios no desenvolvimento das atividades do estágio supervisionado do ensino médio, e após tecer reflexões sobre tal vivencia. Trata-se assim de uma pesquisa descritiva na forma de relato de experiência. Dentre os resultados obtidos, pode-se afirmar o conhecimento dos estudantes quanto a existência e diversidade das espécies de quelônios encontradas no município e de alguns de seus hábitos como ativos principalmente no período chuvoso e enterrarem-se na lama nos períodos de seca. Considerei importante a experiência para minha formação inicial docente, os livros didáticos disponíveis apresentam informações insuficientes á variedade da espécie. Pretendo assim continuar desenvolvendo pesquisas que contribuam gerando subsídios para a formação inicial docente e o ensino de quelônios.