Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que busca refletir a formação de professores para a atuação em escolas multisseriadas no município de Água Branca/AL. O objetivo geral da pesquisa é refletir sobre a educação em espaços rurais em que a multisseriação das turmas ainda faz-se presente e os enfrentamentos na formação de professores para atuação neste cenário educativo. A metodologia adotada para a realização do trabalho contou com o apoio de revisão bibliográfica, denomina de revisão Narrativa, e pesquisa de campo com uso de entrevista semiestruturada, com uma docente que leciona para uma turma multisseriada de 2º, 3º,4º e 5º anos do ensino fundamental, de uma escola localizada em um povoado do município de Água Branca-AL. Contamos com o apoio teórico de Souza, Marcoccia (2013); Hage (2014); Feitoza, Bispo (2017), Santos, Santos (2017) entre outros. A pesquisa buscou refletir a formação docente e a demanda de modelo de educação com a multisseriação. Os dados da pesquisa evidenciam a realidade e existência de classes multisseriadas, e que é possível os educadores ensinarem e se articularem com novas metodologias de ensino, inovando e revendo sua prática docente para atender as particularidades de cada estudante.