O processo de ensino-aprendizagem vem sendo estudado por diversos educadores e psicólogos, com o intuito de avaliar a sua eficiência e analisar técnicas que são utilizadas para melhorá-lo. A motivação é essencial dentro deste processo, uma vez que é capaz de despertar desejos internos no aluno, facilitando para que alcancem resultados positivos. Por outro lado a ausência da mesma reduz a capacidade de aprendizagem, sendo um dos maiores obstáculos na trajetória acadêmica. Por observar a necessidade e importância de se adotar métodos e técnicas motivacionais dentro do processo de ensino-aprendizagem, essa pesquisa objetivou analisar a influência da motivação para o desenvolvimento das crianças do 1º (primeiro), 2º (segundo), 3º (terceiro), 4º (quarto) e 5º (quinto) ano do ensino fundamental de uma escola no município de Campo Belo – MG. A metodologia pautou-se por um estudo qualitativo, utilizando-se como estratégia a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso descritivo, e como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Pôde-se perceber que apesar das professoras reconhecerem a importância da motivação e utilizarem diversas técnicas motivacionais em suas turmas é possível encontrar crianças desmotivadas. Por outro lado nota-se que estas mesmas crianças possuem um ambiente familiar conturbado. Portanto, conclui-se que a motivação depende de diversos fatores, uma vez que as técnicas motivacionais são eficazes, apenas, quando as crianças satisfazem as necessidades propostas por Maslow (alimentação, repouso, sexo, abrigo, proteção, aceitação, amizade, afeto, aprovação, respeito e prestígio), ressaltando assim a importância de uma boa estrutura e apoio familiar.