Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPO BELO – MG

Palavra-chaves: MOTIVAÇÃO, TEORIA DAS NECESSIDADES, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 04. Fundamentos da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47892
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 6277
    "titulo" => "MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPO BELO – MG"
    "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem vem sendo estudado por diversos educadores e psicólogos, com o intuito de avaliar a sua eficiência e analisar técnicas que são utilizadas para melhorá-lo. A motivação é essencial dentro deste processo, uma vez que é capaz de despertar desejos internos no aluno, facilitando para que alcancem resultados positivos. Por outro lado a ausência da mesma reduz a capacidade de aprendizagem, sendo um dos maiores obstáculos na trajetória acadêmica. Por observar a necessidade e importância de se adotar métodos e técnicas motivacionais dentro do processo de ensino-aprendizagem, essa pesquisa objetivou analisar a influência da motivação para o desenvolvimento das crianças do 1º (primeiro), 2º (segundo), 3º (terceiro), 4º (quarto) e 5º (quinto) ano do ensino fundamental de uma escola no município de Campo Belo – MG. A metodologia pautou-se por um estudo qualitativo, utilizando-se como estratégia a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso descritivo, e como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Pôde-se perceber que apesar das professoras reconhecerem a importância da motivação e utilizarem diversas técnicas motivacionais em suas turmas é possível encontrar crianças desmotivadas. Por outro lado nota-se que estas mesmas crianças possuem um ambiente familiar conturbado. Portanto, conclui-se que a motivação depende de diversos fatores, uma vez que as técnicas motivacionais são eficazes, apenas, quando as crianças satisfazem as necessidades propostas por Maslow (alimentação, repouso, sexo, abrigo, proteção, aceitação, amizade, afeto, aprovação, respeito e prestígio), ressaltando assim a importância de uma boa estrutura e apoio familiar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, TEORIA DAS NECESSIDADES, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID6277_27072018163326.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA COUTINHO DAVID PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "MASCULINO"
    "autor_email" => "dannycoutinho.cb@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47892
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 6277
    "titulo" => "MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPO BELO – MG"
    "resumo" => "O processo de ensino-aprendizagem vem sendo estudado por diversos educadores e psicólogos, com o intuito de avaliar a sua eficiência e analisar técnicas que são utilizadas para melhorá-lo. A motivação é essencial dentro deste processo, uma vez que é capaz de despertar desejos internos no aluno, facilitando para que alcancem resultados positivos. Por outro lado a ausência da mesma reduz a capacidade de aprendizagem, sendo um dos maiores obstáculos na trajetória acadêmica. Por observar a necessidade e importância de se adotar métodos e técnicas motivacionais dentro do processo de ensino-aprendizagem, essa pesquisa objetivou analisar a influência da motivação para o desenvolvimento das crianças do 1º (primeiro), 2º (segundo), 3º (terceiro), 4º (quarto) e 5º (quinto) ano do ensino fundamental de uma escola no município de Campo Belo – MG. A metodologia pautou-se por um estudo qualitativo, utilizando-se como estratégia a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso descritivo, e como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Pôde-se perceber que apesar das professoras reconhecerem a importância da motivação e utilizarem diversas técnicas motivacionais em suas turmas é possível encontrar crianças desmotivadas. Por outro lado nota-se que estas mesmas crianças possuem um ambiente familiar conturbado. Portanto, conclui-se que a motivação depende de diversos fatores, uma vez que as técnicas motivacionais são eficazes, apenas, quando as crianças satisfazem as necessidades propostas por Maslow (alimentação, repouso, sexo, abrigo, proteção, aceitação, amizade, afeto, aprovação, respeito e prestígio), ressaltando assim a importância de uma boa estrutura e apoio familiar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, TEORIA DAS NECESSIDADES, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID6277_27072018163326.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA COUTINHO DAVID PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "MASCULINO"
    "autor_email" => "dannycoutinho.cb@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem vem sendo estudado por diversos educadores e psicólogos, com o intuito de avaliar a sua eficiência e analisar técnicas que são utilizadas para melhorá-lo. A motivação é essencial dentro deste processo, uma vez que é capaz de despertar desejos internos no aluno, facilitando para que alcancem resultados positivos. Por outro lado a ausência da mesma reduz a capacidade de aprendizagem, sendo um dos maiores obstáculos na trajetória acadêmica. Por observar a necessidade e importância de se adotar métodos e técnicas motivacionais dentro do processo de ensino-aprendizagem, essa pesquisa objetivou analisar a influência da motivação para o desenvolvimento das crianças do 1º (primeiro), 2º (segundo), 3º (terceiro), 4º (quarto) e 5º (quinto) ano do ensino fundamental de uma escola no município de Campo Belo – MG. A metodologia pautou-se por um estudo qualitativo, utilizando-se como estratégia a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso descritivo, e como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Pôde-se perceber que apesar das professoras reconhecerem a importância da motivação e utilizarem diversas técnicas motivacionais em suas turmas é possível encontrar crianças desmotivadas. Por outro lado nota-se que estas mesmas crianças possuem um ambiente familiar conturbado. Portanto, conclui-se que a motivação depende de diversos fatores, uma vez que as técnicas motivacionais são eficazes, apenas, quando as crianças satisfazem as necessidades propostas por Maslow (alimentação, repouso, sexo, abrigo, proteção, aceitação, amizade, afeto, aprovação, respeito e prestígio), ressaltando assim a importância de uma boa estrutura e apoio familiar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.