SILVA, Francisca Tercia Da. Fisgando exatas por meio da arte – arte e ciências parte 2.. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47432>. Acesso em: 22/12/2024 19:45
Há diversas maneiras de valorizar o diálogo entre a ciência e arte, partindo de uma aproximação interdisciplinar que surgiu ao longo da história. Neste contexto, por meio da relação entre arte e ciência, temos como objetivo desenvolver atividades que motivem os alunos ao aprendizado de Física de forma lúdica, na oportunidade foram investigados alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Juscelino Kubistchek em Assu/RN com o objetivo de promover no aluno o gosto pela ciência, em especial física, no processo de ensino/aprendizagem na prática teatral buscando a compreensão do contexto histórico cientifico da física a partir da criação conjunta de uma peça de teatral que promova o desempenho do aluno de maneira lúdica e interativa. Neste estudo participaram 15 alunos de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram à pesquisa exploratória e a pesquisa-ação, estudo conjunto do percurso histórico da ciência, criação conjunta de peça de teatro, culminando com a apresentação da peça. Para isso, tomamos como base os estudos de Mach (1960), Koudela (1999), Moreira (2003), Santos (2007), dentre outros. O resultado da pesquisa participativa mostrou a necessidade de nosso estudo, como: participação do aluno, o papel da reflexão sobre a prática implica em mudanças no conhecimento a partir da sua compreensão, conhecimento e compromisso para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa durante as práticas pedagógicas teatrais realizada em sala de aula, com o estudo conjunto da trajetória histórica da ciência pudemos perceber que os alunos foram motivado por inúmeras discussões e questões que não foram instantâneas, mas ocuparam muito tempo nas ações dos cientistas , mas com o a criação seguida da encenação de teatro, percebemos que houve um avanço significativo na habilidade de compreensão da física no contexto histórico.