O presente estudo trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática do IFRN Campus Santa Cruz/ RN através de uma proposta de atividades com aplicação de jogos para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo realizado tem por objetivo trabalhar as operações adição e a subtração com números inteiros através de um jogo intitulado de “Pesca Matemática”. O tipo de pesquisa utilizada para este estudo foi a metodologia de pesquisa bibliográfica, fundamentada em trabalhos realizados por diversos pesquisadores da área, e a pesquisa de campo com caráter qualitativo. O universo deste estudo foi constituído por 28 alunos que fazem parte do 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cosme Ferreira Marques, situada na cidade de Santa Cruz-RN. Com os resultados obtidos até agora, observa-se uma série de vantagens na utilização de atividades lúdicas para a obtenção de aprendizagem eficaz no ensino de Matemática. Por conseguinte, concluímos até então que o ensino de Matemática através de recursos atrativos torna as aulas mais dinâmicas e interativas, possibilitando a aprendizagem significativa para os alunos que estão tendo contato com o conteúdo ministrado.