O presente artigo resultou do desenvolvimento de uma pesquisa de campo acerca do papel do brinquedo, brincadeira e jogo no desenvolvimento da criança, no qual, foi oportunizada pelo Componente Curricular Psicologia Desenvolvimento e Aprendizagem I, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I, na Cidade de Campina Grande – PB. Mediante esta pesquisa, tivemos como objetivo analisar os seguintes aspectos: Compreender o processo do desenvolvimento cognitivo da criança a partir do brinquedo, bem como esclarecer a importância da situação imaginária, e por fim comparar o papel do brinquedo, brincadeira e jogo para a criança antes do estágio pré-escolar. A metodologia utilizada para a realização da presente pesquisa foi de caráter qualitativo com base na leitura e estudo de alguns textos norteadores que deram subsídio para a realização da mesma, indicados pela professora com a supervisão orientacional da mesma. A presente pesquisa, foi realizada a partir da observação com crianças de 5-6 anos inseridas na pré-escola, bem como de um experimento com uma criança de 1 ano e 3 meses, e com uma entrevista realizada com uma pedagoga de uma escola Municipal situada na cidade Campina Grande-PB utilizando-se de questionário desenvolvido pelas alunas de Pedagogia do 3º Período fundamentado nos textos norteadores do estudo. Avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa resultaram que o brinquedo não é o principal fator da infância da criança, porém, o mesmo é importante para o seu desenvolvimento.