A crise no ensino de ciências, mais especificamente no ensino de física, é profunda e é
ocasionada pela desmotivação e a descontextualização dos problemas abordados na escola. Muitos
estudantes não se sentem motivados a aprender física. A teoria da autodeterminação diz que a motivação
tem fatores intrínsecos e extrínsecos. Esses fatores podem ser medidos com testes psicométricos. Por
esse motivo temos como objetivo responder a pergunta: É possível construirmos um questionário
simples para determinar a motivação intrínseca e extrínseca para aprender física entre os estudantes?
Desta maneira foi proposto um questionário likert composto por 30 afirmativas que deve ser sinalizado
com o grau de concordância do estudante. Para analisarmos utilizamos a similaridade da análise
estatística implicativa. Encontrou-se a similaridade entre as afirmativas ligadas a motivação intrínseca
e as afirmações ligadas a motivação extrínseca. Mostrando que o questionário para a determinação da
motivação intrínseca e extrínseca para aprender física pode gerar índices de motivações o índice de
motivação intrínseca para aprender física (IMIAF) e o índice de motivação extrínseca para aprender
física (IMEAF). Esse questionário é mais simples ou mais especifico que outros dispositivos
psicométricos destinado a mensurar a motivação dos estudantes para aprender encontrados na literatura
em português.