Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NO CAMPO, CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      O presente trabalho tem como foco estudar o currículo nos territórios rurais, entendido aqui como espaço de relações, disputas e poder. A partir de Forquin, (1993) abordamos o conceito de currículo como fato que se articula com o que tem denominado de cultura escolar, uma cultura didatizada que cumpre ao currículo transmiti-la de forma contextualizada e significativa. Apontados para compreensão que, o currículo é carregado de intenções e indica quais os conteúdos que algumas escolas irão trabalhar no cotidiano escolar.\r\n
      Temos como ponto de partida a quebra do paradigma da educação rural que promove a ideia de uma educação que atende apenas as necessidades regionais o que acarreta na negação dos direitos e cultura dos povos campesinos. Dessa maneira, a escola rural tem mantido vivo o estereótipo criado historicamente pelo grupo dominante que o povo do campo é uma “espécie” em extinção com crenças, saberes ultrapassados e sem valor.\r\n
      Nesse sentido, percebemos que os direitos educacionais dos povos do campo são de fundamental importância para que os seus conhecimentos sejam considerados e tratados com qualidade formativa revivendo e considerando suas identidades. Propomos, então, a compreensão de um currículo que traga a valorização da cultura, vivência e dos conhecimentos do povo do campo.\r\n
      Utilizamos os estudos Pós-Coloniais Latinos Americanos que nos possibilita entender os sujeitos (outros) com um trato específico e diferenciado a partir de uma análise histórica colonial. Esse olhar desvela a face ocultada pela modernidade e as propostas de descolonização epistêmica e permite a constituição de meios para superação da subalternização e silenciamento dos povos não pertencentes ao grupo dominante a partir da afirmação política, social, cultural e epistêmica dos povos do campo.\r\n
      É evidente que o contexto escolar afeta o processo de aprendizagem do sujeito. Nesse sentido, Freire indica que, “ensinar exige respeito aos saberes dos educandos” (2002 p.33), de forma significativa e emancipatória. Assim, surge para nós a seguinte questão problema, como são tratados o currículo e as práticas pedagógicas dos professores de escolas do campo? Seguimos com nosso objetivo geral, analisar o currículo e as práticas pedagógicas da escola observada. Como objetivos específicos, identificar se o currículo trabalha com a cultura e os saberes do campo, e a partir disso, compreender a relação das práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora com contexto do campo.\r\n
      Esta pesquisa está fundamentada sob uma perspectiva de abordagem qualitativa, de acordo com Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa é uma abordagem interpretativa do mundo, estudando seus aspectos naturais de maneira profunda. Este tipo de pesquisa busca aprofundar a compreensão da realidade social. O campo de pesquisa foi uma escola do campo do município de São Caitano localizado no agreste de Pernambuco, foram realizadas análises documentais, observações, diário de campo como métodos de coleta de dados e informações relevantes para o entendimento do nosso objeto de pesquisa.
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      Temos como ponto de partida a quebra do paradigma da educação rural que promove a ideia de uma educação que atende apenas as necessidades regionais o que acarreta na negação dos direitos e cultura dos povos campesinos. Dessa maneira, a escola rural tem mantido vivo o estereótipo criado historicamente pelo grupo dominante que o povo do campo é uma “espécie” em extinção com crenças, saberes ultrapassados e sem valor.\r\n
      Nesse sentido, percebemos que os direitos educacionais dos povos do campo são de fundamental importância para que os seus conhecimentos sejam considerados e tratados com qualidade formativa revivendo e considerando suas identidades. Propomos, então, a compreensão de um currículo que traga a valorização da cultura, vivência e dos conhecimentos do povo do campo.\r\n
      Utilizamos os estudos Pós-Coloniais Latinos Americanos que nos possibilita entender os sujeitos (outros) com um trato específico e diferenciado a partir de uma análise histórica colonial. Esse olhar desvela a face ocultada pela modernidade e as propostas de descolonização epistêmica e permite a constituição de meios para superação da subalternização e silenciamento dos povos não pertencentes ao grupo dominante a partir da afirmação política, social, cultural e epistêmica dos povos do campo.\r\n
      É evidente que o contexto escolar afeta o processo de aprendizagem do sujeito. Nesse sentido, Freire indica que, “ensinar exige respeito aos saberes dos educandos” (2002 p.33), de forma significativa e emancipatória. Assim, surge para nós a seguinte questão problema, como são tratados o currículo e as práticas pedagógicas dos professores de escolas do campo? Seguimos com nosso objetivo geral, analisar o currículo e as práticas pedagógicas da escola observada. Como objetivos específicos, identificar se o currículo trabalha com a cultura e os saberes do campo, e a partir disso, compreender a relação das práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora com contexto do campo.\r\n
      Esta pesquisa está fundamentada sob uma perspectiva de abordagem qualitativa, de acordo com Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa é uma abordagem interpretativa do mundo, estudando seus aspectos naturais de maneira profunda. Este tipo de pesquisa busca aprofundar a compreensão da realidade social. O campo de pesquisa foi uma escola do campo do município de São Caitano localizado no agreste de Pernambuco, foram realizadas análises documentais, observações, diário de campo como métodos de coleta de dados e informações relevantes para o entendimento do nosso objeto de pesquisa.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como foco estudar o currículo nos territórios rurais, entendido aqui como espaço de relações, disputas e poder. A partir de Forquin, (1993) abordamos o conceito de currículo como fato que se articula com o que tem denominado de cultura escolar, uma cultura didatizada que cumpre ao currículo transmiti-la de forma contextualizada e significativa. Apontados para compreensão que, o currículo é carregado de intenções e indica quais os conteúdos que algumas escolas irão trabalhar no cotidiano escolar. Temos como ponto de partida a quebra do paradigma da educação rural que promove a ideia de uma educação que atende apenas as necessidades regionais o que acarreta na negação dos direitos e cultura dos povos campesinos. Dessa maneira, a escola rural tem mantido vivo o estereótipo criado historicamente pelo grupo dominante que o povo do campo é uma “espécie” em extinção com crenças, saberes ultrapassados e sem valor. Nesse sentido, percebemos que os direitos educacionais dos povos do campo são de fundamental importância para que os seus conhecimentos sejam considerados e tratados com qualidade formativa revivendo e considerando suas identidades. Propomos, então, a compreensão de um currículo que traga a valorização da cultura, vivência e dos conhecimentos do povo do campo. Utilizamos os estudos Pós-Coloniais Latinos Americanos que nos possibilita entender os sujeitos (outros) com um trato específico e diferenciado a partir de uma análise histórica colonial. Esse olhar desvela a face ocultada pela modernidade e as propostas de descolonização epistêmica e permite a constituição de meios para superação da subalternização e silenciamento dos povos não pertencentes ao grupo dominante a partir da afirmação política, social, cultural e epistêmica dos povos do campo. É evidente que o contexto escolar afeta o processo de aprendizagem do sujeito. Nesse sentido, Freire indica que, “ensinar exige respeito aos saberes dos educandos” (2002 p.33), de forma significativa e emancipatória. Assim, surge para nós a seguinte questão problema, como são tratados o currículo e as práticas pedagógicas dos professores de escolas do campo? Seguimos com nosso objetivo geral, analisar o currículo e as práticas pedagógicas da escola observada. Como objetivos específicos, identificar se o currículo trabalha com a cultura e os saberes do campo, e a partir disso, compreender a relação das práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora com contexto do campo. Esta pesquisa está fundamentada sob uma perspectiva de abordagem qualitativa, de acordo com Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa é uma abordagem interpretativa do mundo, estudando seus aspectos naturais de maneira profunda. Este tipo de pesquisa busca aprofundar a compreensão da realidade social. O campo de pesquisa foi uma escola do campo do município de São Caitano localizado no agreste de Pernambuco, foram realizadas análises documentais, observações, diário de campo como métodos de coleta de dados e informações relevantes para o entendimento do nosso objeto de pesquisa.

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