O presente estudo visa discutir a inclusão escolar dentro das políticas públicas educacionais enquanto um direito humano fundamental, de modo a refletir sobre sua concretização na realidade brasileira. A proposta do trabalho é a de apresentar percursos de políticas públicas inclusivas e questões teóricas sobre a temática da inclusão, permeando estes temas com reflexões resultantes da pesquisa bibliográfica, sobre o tema da educação inclusiva e da inclusão socioeducativa, a partir de autores como Mazzotta (2001), Prieto (2006), Mantoan (2006), Fonseca (1987), dentre outros e será desenvolvida e aprofundada durante o Mestrado em Educação Especial e, será realizada no município de Formosa de Serra Negra no Estado do Maranhão. Centra-se na proposta inovadora de Educação Inclusiva analisando-a com base nos contextos: político, econômico, social e educacional do Brasil, particularmente, num mundo globalizado. Reforça que o direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais, que resultam em aprendizagens significativas. Destaca que as aprendizagens devem envolver tanto os professores, quanto os alunos com necessidades educativas especiais. Finaliza acentuando a necessidade de efetivação das políticas brasileiras e que a inclusão seja uma realidade nas escolas do País.