Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAISNA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Palavra-chaves: INCLUSÃO, TEMPO INTEGRAL, NECESSIDADES ESPECIAIS Pôster (PO) GT 10. Educação Especial
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      A presente pesquisa demonstra na prática, que a ampliação do tempo na escola não modifica por\r\n
      si mesmo a organização didática e curricular, que de certo modo é tendencioso no que corresponde a\r\n
      construção de suas atividades, enquanto reprodução no tempo ampliado, apresentando-se enquanto\r\n
      prática formas curriculares de ensino já estagnado. Uma vez que a escola é a preparação para o futuro,\r\n
      os alunos quando crianças, aprendem a valorizar convivendo com as diferenças em salas de aula, para\r\n
      que, quando adultos possam entender melhor e viver a experiência da inclusão. À vista disso, a\r\n
      ocorrência dessa realidade só será possível a partir do momento em que as práticas forem repensadas,\r\n
      na ótica da integralidade do sujeito, propondo trabalhar o ser humano na sua forma, em sua amplitude.\r\n
      As discussões sobre o processo de inclusão em Escolas de Tempo Integral vão além dos aspectos da\r\n
      racionalidade ou cognição, pois estabelece a importância ao observar as músicas, as artes e a estética,\r\n
      estimulando o desenvolvimento das dimensões que incorporam aspectos afetivos, artísticos,espirituais, de valores, até a importância da saúde e do corpo.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa demonstra na prática, que a ampliação do tempo na escola não modifica por si mesmo a organização didática e curricular, que de certo modo é tendencioso no que corresponde a construção de suas atividades, enquanto reprodução no tempo ampliado, apresentando-se enquanto prática formas curriculares de ensino já estagnado. Uma vez que a escola é a preparação para o futuro, os alunos quando crianças, aprendem a valorizar convivendo com as diferenças em salas de aula, para que, quando adultos possam entender melhor e viver a experiência da inclusão. À vista disso, a ocorrência dessa realidade só será possível a partir do momento em que as práticas forem repensadas, na ótica da integralidade do sujeito, propondo trabalhar o ser humano na sua forma, em sua amplitude. As discussões sobre o processo de inclusão em Escolas de Tempo Integral vão além dos aspectos da racionalidade ou cognição, pois estabelece a importância ao observar as músicas, as artes e a estética, estimulando o desenvolvimento das dimensões que incorporam aspectos afetivos, artísticos,espirituais, de valores, até a importância da saúde e do corpo.

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