Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM IDEIA NA CABEÇA, UM PLANO NA MÃO: ANALISE DE DESDOBRAMENTOS DE UM PROJETO DE ENSINO E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO AMBITO DA UFMA-CAMPUS III – BACABAL (MA)

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR, USO, PROJETO DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49161
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3511
    "inscrito_id" => 166
    "titulo" => "UM IDEIA NA CABEÇA, UM PLANO NA MÃO: ANALISE DE DESDOBRAMENTOS DE UM PROJETO DE ENSINO E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO AMBITO DA UFMA-CAMPUS III – BACABAL (MA)"
    "resumo" => "Este artigo tem como objeto de análise e discussão o Projeto de Ensino “UM CELULAR NA MÃO, E AGORA ESCOLA? Diálogos e tensões entre escola e as tecnologias de informação e comunicação nas mãos dos alunos”. O objetivo do trabalho é apresentar o projeto a partir de sua concepção, objetivos, estrutura e desdobramentos no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus III. Compreendemos que a modalidade Projeto de Ensino, instituída nos últimos anos como mais uma proposta de trabalho visando o tripé ensino-pesquisa-extensão na Universidade, emerge como prática pedagógica que amplia e redimensiona o espaço da sala de aula. A temática abordada no projeto, por sua imersão no cotidiano das pessoas e, no caso em estudo nas relações estabelecidas no espaço escolar, justifica nosso interesse e a importância de continuar fomentado o debate sobre tecnologias – escola - aluno. A abordagem proposta neste trabalho tem como foco de reflexões as novas tecnologias digitais inseridas no espaço escolar pelas mãos dos alunos, embora essa seja uma pratica presente nas ações de, praticamente, todos os que circulam pela escola. A pesquisa é qualitativa, tomando o Projeto de Ensino como fonte para a análise e discussão da problemática em questão e das possibilidades viabilizadas em sua proposta. Metodologicamente optamos por fazer uma análise do projeto numa perspectiva documental, por o mesmo já encontrar-se institucionalizado, de acordo com os trâmites da Universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR, USO, PROJETO DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID166_15092018122414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSE"
    "autor_email" => "mary.jsantos@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49161
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3511
    "inscrito_id" => 166
    "titulo" => "UM IDEIA NA CABEÇA, UM PLANO NA MÃO: ANALISE DE DESDOBRAMENTOS DE UM PROJETO DE ENSINO E SUA IMPLEMENTAÇÃO NO AMBITO DA UFMA-CAMPUS III – BACABAL (MA)"
    "resumo" => "Este artigo tem como objeto de análise e discussão o Projeto de Ensino “UM CELULAR NA MÃO, E AGORA ESCOLA? Diálogos e tensões entre escola e as tecnologias de informação e comunicação nas mãos dos alunos”. O objetivo do trabalho é apresentar o projeto a partir de sua concepção, objetivos, estrutura e desdobramentos no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus III. Compreendemos que a modalidade Projeto de Ensino, instituída nos últimos anos como mais uma proposta de trabalho visando o tripé ensino-pesquisa-extensão na Universidade, emerge como prática pedagógica que amplia e redimensiona o espaço da sala de aula. A temática abordada no projeto, por sua imersão no cotidiano das pessoas e, no caso em estudo nas relações estabelecidas no espaço escolar, justifica nosso interesse e a importância de continuar fomentado o debate sobre tecnologias – escola - aluno. A abordagem proposta neste trabalho tem como foco de reflexões as novas tecnologias digitais inseridas no espaço escolar pelas mãos dos alunos, embora essa seja uma pratica presente nas ações de, praticamente, todos os que circulam pela escola. A pesquisa é qualitativa, tomando o Projeto de Ensino como fonte para a análise e discussão da problemática em questão e das possibilidades viabilizadas em sua proposta. Metodologicamente optamos por fazer uma análise do projeto numa perspectiva documental, por o mesmo já encontrar-se institucionalizado, de acordo com os trâmites da Universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, COTIDIANO ESCOLAR, USO, PROJETO DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID166_15092018122414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSE"
    "autor_email" => "mary.jsantos@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise e discussão o Projeto de Ensino “UM CELULAR NA MÃO, E AGORA ESCOLA? Diálogos e tensões entre escola e as tecnologias de informação e comunicação nas mãos dos alunos”. O objetivo do trabalho é apresentar o projeto a partir de sua concepção, objetivos, estrutura e desdobramentos no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus III. Compreendemos que a modalidade Projeto de Ensino, instituída nos últimos anos como mais uma proposta de trabalho visando o tripé ensino-pesquisa-extensão na Universidade, emerge como prática pedagógica que amplia e redimensiona o espaço da sala de aula. A temática abordada no projeto, por sua imersão no cotidiano das pessoas e, no caso em estudo nas relações estabelecidas no espaço escolar, justifica nosso interesse e a importância de continuar fomentado o debate sobre tecnologias – escola - aluno. A abordagem proposta neste trabalho tem como foco de reflexões as novas tecnologias digitais inseridas no espaço escolar pelas mãos dos alunos, embora essa seja uma pratica presente nas ações de, praticamente, todos os que circulam pela escola. A pesquisa é qualitativa, tomando o Projeto de Ensino como fonte para a análise e discussão da problemática em questão e das possibilidades viabilizadas em sua proposta. Metodologicamente optamos por fazer uma análise do projeto numa perspectiva documental, por o mesmo já encontrar-se institucionalizado, de acordo com os trâmites da Universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.