Para que a sociedade tenha cidadãos conscientes de seus atos para o meio ambiente, a escola precisa desenvolver o meio ambiente em suas metodologias, a criança e o jovem levam para sua vida adulta os hábitos compartilhados desde sempre no âmbito escolar. A educação com seu papel modelador instiga o ato de práticas benéficas ao meio vivenciado, para influenciar ações sobre a mesma. Na perspectiva de formar cidadãos conscientes e preocupados com o meio onde está inserido, a escola dentro de seu currículo desenvolver o ambiente vivenciado aos temas propostos e colocar em prática a efetivação desse método. A inserção de metodologias que facilitem o contato com a vivência do aluno gera veracidade nas práticas educacionais. A metodologia utilizada neste trabalho leva em conta o contato com a realidade e as práticas ambientais apreendidas em sala. O aluno em contato com o meio ambiente, através das aulas de campo detecta toda teoria trabalhada em sala, na vivência local das zonas próximas a realidade comum a todos e também dentro da escola. Apenas não só uma única disciplina do currículo, mas a junção de todas as disciplinas, causando a interdisciplinaridade; o aluno internaliza que toda teoria e debates discutidos em sala são reais e está intrínseca a realidade, não são fatos distantes, noticiados pela mídia. A consciência ambiental apreendida na escola servirá de atos conscientes para a sociedade, que se disseminarão pela família, colegas e todos aqueles que fazem parte da vivência do aluno, que aprendeu determinadas ações no meio escolar.