Esta pesquisa mostra o perfil dos docentes da Rede Estadual de Educação Profissional de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, procurando compreender como estes profissionais se tornaram docentes e sua percepção da necessidade de ampliarem seus conhecimentos acerca das Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado que abordava o perfil dos docentes, em aspectos como idade e sexo, formação acadêmica, e tempo de experiência em docência na EPT. A amostra constituiu-se de docentes atuantes nas escolas que ofertam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino Leopoldina, totalizando 46 respondentes de um universo de 70 docentes. Os resultados mostram que a rede é formada, majoritariamente, por docentes do sexo feminino, sendo heterogênea em relação à idade e trajetória acadêmica. A maioria dos profissionais está na faixa etária dos 26 os 45 anos, e têm menos de 5 anos de experiência no ramo. 71% nunca participaram de programas de capacitação em EPT, 91% declararam ser necessário obter conhecimentos sobre o assunto e sobre o Trabalho como Princípio Educativo, e 97% demonstraram interesse em participar de formação onde fossem abordados estes temas, como também informações sobre a rede em que atuam. Os resultados apontam uma demanda de capacitação docente sobre as Bases Conceituais da EPT para os profissionais da rede. Esta formação poderá contribuir para uma maior valorização do trabalho docente e, consequentemente, uma melhor qualidade na formação de novos técnicos.