O presente artigo é fruto de indagações acerca do papel do reforço escolar como componente importante para diminuir as dificuldades de grande parte dos alunos quando ingressam no ensino médio, sobretudo no ensino médio integrado à educação profissional. Tem por objetivo investigar os procedimentos adotados pela instituição de ensino quando percebem que os alunos enfrentam dificuldades na aprendizagem, apontado as potencialidades do reforço escolar assistido. Os interlocutores foram alunos do 1º ano do ensino médio, dos cursos de Administração, Agroindústria, Agropecuária e Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. De natureza qualitativa, a participação dos alunos ocorreu através da aplicação de questionários semiabertos. A pesquisa indicou que em sua maioria os alunos do Campus sentem dificuldades na Modalidade integrada e por falta de iniciativa não solicitam a oferta do reforço escolar assistido como forma de recuperação de aprendizagem, em suma concordaram com o desenvolvimento do projeto nas dependências do Instituto.