Alinhado à Base Nacional Curricular Comum - BNCC que busca garantir direitos de aprendizagem para todos, entendemos que, enquanto componente curricular, a arte assume papel relevante e que a serviço da aprendizagem, possibilita aos alunos uma interação critica a nível experiencial diante dos diversos contextos sociocultural inseridos. A nossa pesquisa trata-se de uma experiência artística que vê o brinquedo popular capaz de contribuir para o fortalecimento e a interação sócio-cultural da comunidade campesina. Traçamos como objetivo compreender de que maneira, os brinquedos populares como construtos históricos, que trazem consigo uma representação cultural, são capazes de ampliar o conhecimento no campo da arte e cultura popular, assim como provocar o pensamento reflexivo da criança na arte de confeccionar e brincar com o brinquedo popular, e, igualmente, avaliar as influencias causada pelas atividades de raciocínio, motora, participação e integração dos alunos na sua cultura. Através do método etnográfico, por ser ele capaz de expor e decodificar o contexto da observação, de forma crítica, adotamos metodologicamente a pesquisa-ação, que ao nosso entender conduz para uma observação engajada, conduzindo a uma ação dialógica e autônoma entre pesquisa e prática. O publico alvo são crianças de 9 a 13 anos, de uma comunidade campesina localizada na cidade João Pessoa. Como resultado, inicialmente, foi construído uma fundamentação teórica sobre brinquedo popular e brincadeira; planejamento das atividades com os brinquedos/jogos que serão vivenciados, e o contato com a comunidade campesina, objetivando espaço de acomodação, e estrutura para que o pesquisador e alunos possam construir o brinquedo.