Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA:O BRINQUEDO POPULAR FORTALECENDO A INTERAÇÃO SÓCIA CULTURAL CAMPESINA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, BRINQUEDOS POPULARES, TÉCNICAS DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47384
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1537
    "inscrito_id" => 7913
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA:O BRINQUEDO POPULAR FORTALECENDO A INTERAÇÃO SÓCIA CULTURAL CAMPESINA"
    "resumo" => "Alinhado à Base Nacional Curricular Comum - BNCC que busca garantir direitos de aprendizagem para todos, entendemos que, enquanto componente curricular, a arte assume papel relevante e que a serviço da aprendizagem, possibilita aos alunos uma interação critica a nível experiencial diante dos diversos contextos sociocultural inseridos. A nossa pesquisa trata-se de uma experiência artística que vê o brinquedo popular capaz de contribuir para o fortalecimento e a interação sócio-cultural da comunidade campesina. Traçamos como objetivo compreender de que maneira, os brinquedos populares como construtos históricos, que trazem consigo uma representação cultural, são capazes de ampliar o conhecimento no campo da arte e cultura popular, assim como provocar o pensamento reflexivo da criança na arte de confeccionar e brincar com o brinquedo popular, e, igualmente, avaliar as influencias causada pelas atividades de raciocínio, motora, participação e integração dos alunos na sua cultura. Através do método etnográfico, por ser ele capaz de expor e decodificar o contexto da observação, de forma crítica, adotamos metodologicamente a pesquisa-ação, que ao nosso entender conduz para uma observação engajada, conduzindo a uma ação dialógica e autônoma entre pesquisa e prática.  O publico alvo são crianças de 9 a 13 anos, de uma comunidade campesina localizada na cidade João Pessoa. Como resultado, inicialmente, foi construído uma fundamentação teórica sobre brinquedo popular e brincadeira; planejamento das atividades com os brinquedos/jogos que serão vivenciados, e o contato com a comunidade campesina, objetivando espaço de acomodação, e estrutura para que o pesquisador e alunos possam construir o brinquedo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BRINQUEDOS POPULARES, TÉCNICAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID7913_06092018205436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUNICE"
    "autor_nome_curto" => "EUNICE LINS"
    "autor_email" => "euniceslins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47384
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1537
    "inscrito_id" => 7913
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA:O BRINQUEDO POPULAR FORTALECENDO A INTERAÇÃO SÓCIA CULTURAL CAMPESINA"
    "resumo" => "Alinhado à Base Nacional Curricular Comum - BNCC que busca garantir direitos de aprendizagem para todos, entendemos que, enquanto componente curricular, a arte assume papel relevante e que a serviço da aprendizagem, possibilita aos alunos uma interação critica a nível experiencial diante dos diversos contextos sociocultural inseridos. A nossa pesquisa trata-se de uma experiência artística que vê o brinquedo popular capaz de contribuir para o fortalecimento e a interação sócio-cultural da comunidade campesina. Traçamos como objetivo compreender de que maneira, os brinquedos populares como construtos históricos, que trazem consigo uma representação cultural, são capazes de ampliar o conhecimento no campo da arte e cultura popular, assim como provocar o pensamento reflexivo da criança na arte de confeccionar e brincar com o brinquedo popular, e, igualmente, avaliar as influencias causada pelas atividades de raciocínio, motora, participação e integração dos alunos na sua cultura. Através do método etnográfico, por ser ele capaz de expor e decodificar o contexto da observação, de forma crítica, adotamos metodologicamente a pesquisa-ação, que ao nosso entender conduz para uma observação engajada, conduzindo a uma ação dialógica e autônoma entre pesquisa e prática.  O publico alvo são crianças de 9 a 13 anos, de uma comunidade campesina localizada na cidade João Pessoa. Como resultado, inicialmente, foi construído uma fundamentação teórica sobre brinquedo popular e brincadeira; planejamento das atividades com os brinquedos/jogos que serão vivenciados, e o contato com a comunidade campesina, objetivando espaço de acomodação, e estrutura para que o pesquisador e alunos possam construir o brinquedo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BRINQUEDOS POPULARES, TÉCNICAS DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA5_ID7913_06092018205436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUNICE"
    "autor_nome_curto" => "EUNICE LINS"
    "autor_email" => "euniceslins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Alinhado à Base Nacional Curricular Comum - BNCC que busca garantir direitos de aprendizagem para todos, entendemos que, enquanto componente curricular, a arte assume papel relevante e que a serviço da aprendizagem, possibilita aos alunos uma interação critica a nível experiencial diante dos diversos contextos sociocultural inseridos. A nossa pesquisa trata-se de uma experiência artística que vê o brinquedo popular capaz de contribuir para o fortalecimento e a interação sócio-cultural da comunidade campesina. Traçamos como objetivo compreender de que maneira, os brinquedos populares como construtos históricos, que trazem consigo uma representação cultural, são capazes de ampliar o conhecimento no campo da arte e cultura popular, assim como provocar o pensamento reflexivo da criança na arte de confeccionar e brincar com o brinquedo popular, e, igualmente, avaliar as influencias causada pelas atividades de raciocínio, motora, participação e integração dos alunos na sua cultura. Através do método etnográfico, por ser ele capaz de expor e decodificar o contexto da observação, de forma crítica, adotamos metodologicamente a pesquisa-ação, que ao nosso entender conduz para uma observação engajada, conduzindo a uma ação dialógica e autônoma entre pesquisa e prática. O publico alvo são crianças de 9 a 13 anos, de uma comunidade campesina localizada na cidade João Pessoa. Como resultado, inicialmente, foi construído uma fundamentação teórica sobre brinquedo popular e brincadeira; planejamento das atividades com os brinquedos/jogos que serão vivenciados, e o contato com a comunidade campesina, objetivando espaço de acomodação, e estrutura para que o pesquisador e alunos possam construir o brinquedo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.