Diante da dificuldade dos alunos em mostrarem interesse e aprenderem significativamente os conteúdos de biologia, e pela falta de recursos da escola, muitos professores buscam soluções mais viáveis, como os jogos lúdicos. O presente trabalho tem por finalidade utilizar o recurso lúdico para transmitir o conteúdo sobre cromossomos homólogos aos estudantes do ensino médio, por ser um conteúdo dentro da genética, que apresenta um grande nível de dificuldade por parte dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do ensino médio na escola estadual Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata - PE. Com o objetivo de analisar o grau de conhecimento sobre o assunto, da turma foi aplicado um questionário de abordagem com dez perguntas, logo após foi realizada a aula expositiva e aplicado o jogo denominado “Cromossomos Memoráveis”, para melhor fixação e dinâmica do assunto, por último foi aplicado novamente um questionário com as mesmas perguntas do questionário inicial. Foi possível observar que a partir da segunda etapa e terceira etapa, aula expositiva e jogo didático, que os estudantes conseguiram absorver melhor os conteúdos apresentados, desde os jogos e experiências práticas. As questões de maior quantidade de acertos depois do jogo didático forma a oitava e décima questão referente a estrutura cromossômica e definição dos genes, 100% dos alunos escolheram a resposta correta, sendo as questões de maior quantidade de acertos deste estudo. De modo geral, o referido jogo apresentou resultados positivos sobre sua aplicação, mostrando que seus objetivos foram cumpridos de modo satisfatório e que pode ser utilizado como material didático de apoio para o conteúdo de Genética.