Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO “CROMOSSOMOS MEMORÁVEIS”: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: BIOLOGIA, CROMOSSOMOS, JOGO LÚDICO Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47702
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2397
    "inscrito_id" => 5040
    "titulo" => "JOGO “CROMOSSOMOS MEMORÁVEIS”: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Diante da dificuldade dos alunos em mostrarem interesse e aprenderem significativamente os conteúdos de biologia, e pela falta de recursos da escola, muitos professores buscam soluções mais viáveis, como os jogos lúdicos. O presente trabalho tem por finalidade utilizar o recurso lúdico para transmitir o conteúdo sobre cromossomos homólogos aos estudantes do ensino médio, por ser um conteúdo dentro da genética, que apresenta um grande nível de dificuldade por parte dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do ensino médio na escola estadual Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata - PE. Com o objetivo de analisar o grau de conhecimento sobre o assunto,  da turma foi aplicado um questionário de abordagem com dez perguntas, logo após foi realizada a aula expositiva e aplicado o jogo denominado “Cromossomos Memoráveis”, para melhor fixação e dinâmica do assunto, por último  foi aplicado novamente um questionário com as mesmas perguntas do questionário inicial. Foi possível observar que a partir da segunda etapa e terceira etapa, aula expositiva e jogo didático, que os estudantes conseguiram absorver melhor os conteúdos apresentados, desde os jogos e experiências práticas. As questões de maior quantidade de acertos depois do jogo didático forma a oitava e décima questão referente a estrutura cromossômica e definição dos genes, 100% dos alunos escolheram a resposta correta, sendo as questões de maior quantidade de acertos deste estudo. De modo geral, o referido jogo apresentou resultados positivos sobre sua aplicação, mostrando que seus objetivos foram cumpridos de modo satisfatório e que pode ser utilizado como material didático de apoio para o conteúdo de Genética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, CROMOSSOMOS, JOGO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5040_10092018105443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE DA ROCHA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE DA ROCHA FERREIRA"
    "autor_email" => "danielerocha14@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47702
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2397
    "inscrito_id" => 5040
    "titulo" => "JOGO “CROMOSSOMOS MEMORÁVEIS”: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Diante da dificuldade dos alunos em mostrarem interesse e aprenderem significativamente os conteúdos de biologia, e pela falta de recursos da escola, muitos professores buscam soluções mais viáveis, como os jogos lúdicos. O presente trabalho tem por finalidade utilizar o recurso lúdico para transmitir o conteúdo sobre cromossomos homólogos aos estudantes do ensino médio, por ser um conteúdo dentro da genética, que apresenta um grande nível de dificuldade por parte dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do ensino médio na escola estadual Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata - PE. Com o objetivo de analisar o grau de conhecimento sobre o assunto,  da turma foi aplicado um questionário de abordagem com dez perguntas, logo após foi realizada a aula expositiva e aplicado o jogo denominado “Cromossomos Memoráveis”, para melhor fixação e dinâmica do assunto, por último  foi aplicado novamente um questionário com as mesmas perguntas do questionário inicial. Foi possível observar que a partir da segunda etapa e terceira etapa, aula expositiva e jogo didático, que os estudantes conseguiram absorver melhor os conteúdos apresentados, desde os jogos e experiências práticas. As questões de maior quantidade de acertos depois do jogo didático forma a oitava e décima questão referente a estrutura cromossômica e definição dos genes, 100% dos alunos escolheram a resposta correta, sendo as questões de maior quantidade de acertos deste estudo. De modo geral, o referido jogo apresentou resultados positivos sobre sua aplicação, mostrando que seus objetivos foram cumpridos de modo satisfatório e que pode ser utilizado como material didático de apoio para o conteúdo de Genética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, CROMOSSOMOS, JOGO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID5040_10092018105443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE DA ROCHA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE DA ROCHA FERREIRA"
    "autor_email" => "danielerocha14@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Diante da dificuldade dos alunos em mostrarem interesse e aprenderem significativamente os conteúdos de biologia, e pela falta de recursos da escola, muitos professores buscam soluções mais viáveis, como os jogos lúdicos. O presente trabalho tem por finalidade utilizar o recurso lúdico para transmitir o conteúdo sobre cromossomos homólogos aos estudantes do ensino médio, por ser um conteúdo dentro da genética, que apresenta um grande nível de dificuldade por parte dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 3º ano do ensino médio na escola estadual Don Vieira, localizada em Nazaré da Mata - PE. Com o objetivo de analisar o grau de conhecimento sobre o assunto, da turma foi aplicado um questionário de abordagem com dez perguntas, logo após foi realizada a aula expositiva e aplicado o jogo denominado “Cromossomos Memoráveis”, para melhor fixação e dinâmica do assunto, por último foi aplicado novamente um questionário com as mesmas perguntas do questionário inicial. Foi possível observar que a partir da segunda etapa e terceira etapa, aula expositiva e jogo didático, que os estudantes conseguiram absorver melhor os conteúdos apresentados, desde os jogos e experiências práticas. As questões de maior quantidade de acertos depois do jogo didático forma a oitava e décima questão referente a estrutura cromossômica e definição dos genes, 100% dos alunos escolheram a resposta correta, sendo as questões de maior quantidade de acertos deste estudo. De modo geral, o referido jogo apresentou resultados positivos sobre sua aplicação, mostrando que seus objetivos foram cumpridos de modo satisfatório e que pode ser utilizado como material didático de apoio para o conteúdo de Genética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.