Este trabalho aborda um tema acerca de como ocorre o processo de inclusão do aluno surdo no ensino médio e a atuação do professor, de que forma o professor ensina a disciplina de Ciências Biológicas a esses alunos, é de grande importância a participação do professor contra a desigualdade, mas infelizmente nem todos tem o conhecimento necessário para receber alunos com esse tipo de deficiência. Este trabalho tem também como objetivo a observação de como esses alunos recebe o conhecimento desta disciplina. O trabalho traz uma vivencia feita em uma Escola da Rede Estadual do município de Abaetetuba-PA, em uma turma do primeiro ano do ensino médio, no qual tivemos oportunidades de acompanhar três alunas, duas surdas e uma com Deficiência Auditiva, sendo que duas destas possuíam Deficiência Motora. Para conhecer a rotina dessas alunas e a realidade da sua professora trabalhando em uma sala regular de ensino, procura mostrar a importância que o professor tem na formação inclusiva de uma criança surda considerando suas limitações. Também foi feito um estudo bibliográfico a cerca da inclusão desta deficiência em relação à educação para corroborar com os estudos feitos em campo. Ao final desta vivência concluímos que muitos professores ainda não estão preparados para atender aos alunos Surdos ou com Deficiência Auditiva, tendo com maior dificuldade à comunicação e ao processo de ensino e aprendizagem, os recursos didáticos são bem escassos.