Este artigo surgiu da inquietação sobre o modo como está registrado o agir comunicativo, textualizado no formato gênero textual Plano de curso da disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, doravante PAELP, pertencente à grade curricular do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, cujo objetivo é contribuir para a formação do professor pesquisador. Este estudo trata sobre a morfogênese da ação como movimento linguageiro no qual se produz a interpretação do agir-referente, cujo efeito de sentido põe em funcionamento o papel da pesquisa na formação e profissionalização docente e a relação entre os saberes e práticas. O objetivo é analisar os saberes e práticas pondo em relação às interações com o agir comunicativo e o papel da pesquisa na formação da profissionalização docente no gênero textual Plano de curso. As perguntas norteadoras desta reflexão são: Quais saberes são imprescindíveis à formação e profissionalização do professor-pesquisador? Qual o papel da pesquisa na formação e profissionalização dos futuros professores? Essa pesquisa está vinculada ao programa PNPD-UFPB-ATA, financiada pela CAPES, é de natureza qualitativa. O procedimento metodológico adotado é composto por dois critérios, o plano de curso para entendermos os direcionamentos da disciplina, e a observação das partes que o compõe destacando a sua função e contribuição para a formação e profissionalização docente via morfogênese da ação.