O presente artigo tem como objetivo conhecer e analisar o ensino de ciências nos anos iniciais a partir da sua historicidade e da concepção da pedagogia histórico cítica. Para tanto, nos guiamos pelas seguinte questão: Qual o papel da ciências no ensino fundamental e sua relação com a democratização do conhecimento? A metodologia empregada será de cunho teórico, buscando respaldo em autores clássicos do século XVII, XVIII, XIX e XX, sobre a temática do papel da ciência no desenvolvimento do capitalismo e suas implicações como disciplina no ensino básico. Entre os autores podemos citar Galileu, Descartes, Diderot, Charles Darwin e Dermeval Saviani. Portanto, o texto versa sobre a compreensão da relação ensino/aprendizagem e a Pedagogia Histórico Crítica para o ensino de ciências. Contudo, ainda há tempo para que possamos revindicar um conhecimento do qual o sujeito interprete e relacione a ciência como produto histórico e pertencente a humanidade e para garantir aos futuros cidadãos uma educação em que nossas crianças, venham desfrutar de um ambiente com consciência e participativo, sabendo que a vida é uma via de mão dupla, pois a mesma, tem suas responsabilidades sociais. Portanto, o aluno deve estar preparado para transformação do seu conhecimento teórico em prática social, necessária para mudanças sociais e culturais.