Ao estudarmos os gêneros textuais nos deparamos com conceitos diversos que diferem de acordo com a abordagem teórica adotada. Por estarem relacionados a fatores sociais, históricos e culturais, novos gêneros pode surgir a cada dia, o que nos permite conhecer abordagens inovadoras de ensino. Objetivamos tornar conhecida uma proposta didática através dos gêneros publicitários, elaborado pelo subprojeto Letras – Espanhol, financiado e apoiado pela CAPES/UEPB. Pensando em contribuir no processo de ensino/aprendizagem que, cada vez mais ganha espaço nas discussões acadêmicas, nos propomos analisar o gênero textual “texto publicitário” como ferramenta para o desenvolvimento da habilidade escrita no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. Baseados no enfoque comunicativo para o ensino de línguas, buscamos desenvolver as habilidades linguísticas, pois acreditamos que o estudo dos gêneros textuais é relevante e que o conhecimento dos gêneros ajuda na compreensão e na produção de textos. Partimos do que propõem os PCN’ analisaremos o texto publicitário, características principais e poder de influência sobre o público-alvo. Temos como embasamento teórico as contribuições de Marchuschi (2003), Tena (2004) e dos PCN’s (2006). E, para que essa prática ocorra, apresentaremos uma proposta facilitando o progresso do aprendizado e interação professores/ alunos em sala de aula.