Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TRABALHANDO A MULTIPLICAÇÃO COM AS BARRAS DE NAPIER

"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4727
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 652
    "titulo" => "TRABALHANDO A MULTIPLICAÇÃO COM AS BARRAS DE NAPIER"
    "resumo" => "Neste relato de experiência abordamos as operações da multiplicação com as Barras de Napier que permitem efetuar multiplicações de uma maneira bem mais simples quando comparamos com o algoritmo praticado ainda hoje em muitas escolas. Nosso objetivo é de atenuar as insuficiências provenientes de períodos letivos anteriores, tendo em vista a dificuldade apresentada por esses alunos em relação à multiplicação, além de reforçar o que já foi estudado a respeito da multiplicação através de um algoritmo alternativo, o tema abordado tem o potencial de empregar diversos recursos matemáticos, como a utilização de material concreto. Temos como sujeitos nesta experiência, 22 alunos do 1° ano do Ensino Médio, da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira, da cidade de Lagoa de Dentro – PB, os quais apresentavam dificuldades com as propriedades da multiplicação. Portanto, acreditamos que os educandos nesta experiência tenham encontrado uma contribuição significativa para a sua formação."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_04_10_2013_11_08_45_idinscrito_652_0ea3119cb0ed55e761bbe448377da389.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA REGIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO REGIS"
    "autor_email" => "jotaregis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4727
    "edicao_id" => 15
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 652
    "titulo" => "TRABALHANDO A MULTIPLICAÇÃO COM AS BARRAS DE NAPIER"
    "resumo" => "Neste relato de experiência abordamos as operações da multiplicação com as Barras de Napier que permitem efetuar multiplicações de uma maneira bem mais simples quando comparamos com o algoritmo praticado ainda hoje em muitas escolas. Nosso objetivo é de atenuar as insuficiências provenientes de períodos letivos anteriores, tendo em vista a dificuldade apresentada por esses alunos em relação à multiplicação, além de reforçar o que já foi estudado a respeito da multiplicação através de um algoritmo alternativo, o tema abordado tem o potencial de empregar diversos recursos matemáticos, como a utilização de material concreto. Temos como sujeitos nesta experiência, 22 alunos do 1° ano do Ensino Médio, da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira, da cidade de Lagoa de Dentro – PB, os quais apresentavam dificuldades com as propriedades da multiplicação. Portanto, acreditamos que os educandos nesta experiência tenham encontrado uma contribuição significativa para a sua formação."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_04_10_2013_11_08_45_idinscrito_652_0ea3119cb0ed55e761bbe448377da389.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA REGIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO REGIS"
    "autor_email" => "jotaregis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2013"
    "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png"
    "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Neste relato de experiência abordamos as operações da multiplicação com as Barras de Napier que permitem efetuar multiplicações de uma maneira bem mais simples quando comparamos com o algoritmo praticado ainda hoje em muitas escolas. Nosso objetivo é de atenuar as insuficiências provenientes de períodos letivos anteriores, tendo em vista a dificuldade apresentada por esses alunos em relação à multiplicação, além de reforçar o que já foi estudado a respeito da multiplicação através de um algoritmo alternativo, o tema abordado tem o potencial de empregar diversos recursos matemáticos, como a utilização de material concreto. Temos como sujeitos nesta experiência, 22 alunos do 1° ano do Ensino Médio, da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira, da cidade de Lagoa de Dentro – PB, os quais apresentavam dificuldades com as propriedades da multiplicação. Portanto, acreditamos que os educandos nesta experiência tenham encontrado uma contribuição significativa para a sua formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.